Topo

Matthew McConaughey ganha seu primeiro Oscar com "Clube de Compras Dallas"

Do UOL, em São Paulo

03/03/2014 01h52

Matthew McConaughey levou a estatueta de melhor ator no Oscar 2014, por sua atuação em "Clube de Compras Dallas". É o primeiro Oscar do ator, que concorria na categoria com Leonardo DiCaprio ("O Lobo de Wall Street"), Christian Bale ("Trapaça"), Bruce Dern ("Nebraska") e Chiwetel Ejiofor ("12 Anos de Escravidão").

McConaughey fez um discurso inspirador, falando sobre perseverança: "Quando eu tinha 15 anos, um homem me perguntou qual era o meu herói. E eu respondi: 'Sou eu, daqui a dez anos'". "Quando fiz 25 anos, este mesmo homem me perguntou se eu já era o meu próprio herói. E eu disse: 'Não, serei meu herói aos 35'. O meu herói é quem eu persigo todos os dias. O meu herói sou eu sempre dez anos para frente."

Em “Clube de Compras Dallas”, Matthew McConaughey faz o papel de Ron Woodroof, paciente diagnosticado com Aids na década de 1980. Os médicos lhe dão seis meses de vida e, diante da falta de medicação nos EUA, decide traficar remédios para ajudar outros pacientes. Para interpretar o personagem soropositivo, McConaughey emagreceu 15 kg. Dirigido por Jean-Marc Vallée, "Clube de Compras Dallas" também foi premiado nas categorias de melhor ator coadjuvante (Jared Leto) e maquiagem.

A indicação de McConaughey ao Oscar por “Clube de Compras Dallas” pontua a atual fase brilhante do ator, que reinventou-se de galã bronzeado de comédias românticas (“Como Perder um Homem em 10 Dias”, “O Casamento dos meus Sonhos”) para astro de performances célebres (“True Detective”, “Magic Mike”, “O Lobo de Wall Street”).

Em 2013, o Oscar de melhor ator foi para Daniel Day Lewis, por “Lincoln”.