Topo

Tarantino acusa site de fabricar notícia para vazar roteiro de seu filme

15.out.2013 - Quentin Tarantino fala à imprensa na abertura do Festival Lumiere em Lyon, na França - Jeff Pachoud/AFP
15.out.2013 - Quentin Tarantino fala à imprensa na abertura do Festival Lumiere em Lyon, na França Imagem: Jeff Pachoud/AFP

Do UOL, em São Paulo*

25/03/2014 19h34

O cineasta Quentin Tarantino acusou o portal norte-americano Gawker de fabricar uma notícia para vazar o roteiro de seu filme "The Hateful Eight". Em sua apresentação no Tribunal Distrital dos EUA, em Los Angeles, Tarantino alegou nesta segunda-feira (24) que a matéria violou os direitos autorais.

Em janeiro deste ano, o editor do Gawker, John Cook, negou que o portal tenha infringido direitos autorais. Ele disse que o Gawker não foi o responsável por vazar o script de 146 páginas do filme de faroeste de Tarantino, e apenas publicou um link para outra página onde o script estava disponível para download.

Em documentos judiciais, o diretor e roteirista Tarantino alega que o Gawker Media promoveu e disseminou cópias não autorizadas do roteiro vazado.

O cineasta pede por mais de 1 milhão de dólares em danos em duas denúncias de quebra de direitos autorais.

O processo também destaca a página AnonFiles.com, para a qual o artigo do Gawker direcionava e que disponibilizava o script de Tarantino para download.

Cook disse que o Gawker não tinha nada a ver com o surgimento do roteiro de "The Hateful Eight" na Internet e afirmou não ter subido o documento para a AnonFiles.com.

*Com informações da Reuters.