Topo

Filmes com personagens femininas relevantes são mais lucrativos, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

02/04/2014 20h16

Uma pesquisa realizada pelo blog especializado em estatísticas FiveThirtyEight reuniu dados para refutar uma crença comum entre os executivos de Hollywood: a de que filmes centrados em personagens femininas não têm desempenho tão bom quanto as produções protagonizadas por homems.

Pelo contrário: o estudo realizado pelo FiveThirtyEight mostra que filmes com personagens femininas de destaque dão melhor retorno do que os que não têm.

O estudo examinou os dados de bilheterias de 1.615 filmes lançados entre 1990 e 2013, e analisou se as produções passavam no teste Bechdel (usado para determinar se um filme é sexista): o filme tem pelo menos duas personagens femininas com nomes, elas conversam entre si em algum momento, e a conversa tem como assunto algo que não se refira a um personagem masculino.

Os resultados obtidos mostraram que, enquanto filmes que passam no teste Bechdel costumam ter orçamentos mais baixos que a média, eles também dão um lucro maior em relação ao custo.

"A média de arrecadação para um filme que passa no teste Bechdel foi de US$ 2,68 para cada dólar investido. A média de renda dos filmes que não passaram no teste foi de US$ 2,45 para cada dólar gasto", escreveu Walt Hickey, autor da análise.

"E enquanto isso pode ser um efeito do fato de que os filmes de baixo orçamento tendem a dar retornos de investimento maiores do que orçamentos mais altos, ainda é um forte indicativo de que filmes com mulheres em papéis relativamente proeminentes têm bom desempenho", completou.

O FiveThirtyEight aponta que menos da metade dos filmes passaram no teste Bechdel, entre eles os recentes "Frozen" e "Jogos Vorazes: Em Chamas".

O retorno dos filmes que passam no teste também se mostrou mais alto nos mercados internacionais.