Topo

Jornal ligado ao Vaticano diz que "Noé" é oportunidade perdida

Do UOL, em São Paulo

10/04/2014 11h13

Apesar dos esforços de Russell Crowe e do diretor Darren Aronofsky em conseguir apoio do Papa, o jornal ligado ao Vaticano, o "Avvenire", reprovou "Noé" no primeiro posicionamento sobre o longa. As informações são do site Hollywood Reporter.

Em sua edição desta quinta-feira (10), o jornal trouxe uma crítica em que diz que "Noé" coloriu a história com elementos novos, "como ecologia, e transformou um conto bíblico em uma oportunidade perdida".

Em março, o diretor e o ator tentaram um encontro particular com o papa, o que foi negado pelo Vaticano. Eles, no entanto, participaram da missa aberta celebrada pelo pontífice, receberam uma rápida benção e relataram a experiência no Twitter. "Que privilégio participar de uma audiência do Papa", escreveu o ator. "Adeus, Roma. Meu amor por sua luz eterna só fica mais profundo". 

A visita da equipe ao Vaticano teve bastante repercussão, mas o porta-voz da Igreja Católica, Fr. Federico Lombardi, disse repetidas vezes que o encontro não representava um apoio ao filme e que, na ocasião, nenhum representante da Igreja ainda havia visto a produção. 

O crítico do jornal do Vaticano, Mimmo Muolo, ainda disse que o longa é estranho e desconcertante, apesar de ser "visualmente potente". Em certo momento, ele diz que "Noé" é uma mistura de "Gladiador", com "Harry Potter" e "Senhor dos Anéis" e ainda criticou o fato da história estar tão longe do livro da "Genesis".