Topo

"Eu me achava feia demais para ser atriz", diz Meryl Streep em homenagem

Meryl Streep - Getty Images
Meryl Streep Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/04/2014 11h51

Três vezes vencedora do Oscar, a atriz Meryl Streep afirmou que achava que estudar dramaturgia não daria em nada porque "pensava que era muito feia para ser atriz". A declaração foi feita na tarde desta quarta-feira (23) quando a atriz recebeu um diploma honorário de doutorado pela Universidade de Indiana. Ela recebeu a homenagem por seu "trabalho como modelo de luta pelo direito das mulheres e da justiça social". 

Durante seu discurso, a atriz lembrou de quando foi morar com a mãe em Nova York, quando se apaixonou pelas artes cênicas. Ela começou a estudar línguas e humanidades no Vassar College e a atuar. "Eu estava sempre em peças de teatro, mas achava que tudo era em vão", contou. "Além disso, eu achava que era muito feira para ser atriz. Óculos não eram fabulosos naquela época", disse ela. 
 

Segundo o presidente da Universidade, Streep foi escolhida "por seus talentos extraordinários, o seu lugar bem visível nas artes e seu papel como 'advogada' poderosa para as mulheres".
 
A atriz ainda deu conselhos para os aspirantes a atores: "Para a mulheres jovens, eu diria: não se preocupe muito com seu peso. Meninas gastam tempo demais pensando sobre isso, e há coisas mais importantes. Para homens jovens, e mulheres também, o que faz você diferente é sua força. Eu costumava odiar meu nariz. Agora não mais. Está tudo bem". 
 
Aos 64 anos, Streep também pareceu bem confortável como um exemplo de atrizes mais velhas. "Quando eu tinha 40 anos, me ofereceram três bruxas em apenas um verão. Pensei: 'Ok, é isso'. A única razão para eu ter uma carreira aos 64 anos é que eu tive sucesso mais tarde na minha carreira.  Descobri que o público não tem essa paranoia com idade. Eles estavam felizes e dispostos".