Topo

Presidente do Júri, diretora reclama da pouca presença feminina em Cannes

Thiago Stivaletti

Do UOL, em Cannes (França)

14/05/2014 11h13

Como todo ano, a coletiva de apresentação do Júri do Festival de Cannes acaba sendo um dos momentos mais constrangedores do festival. Os jornalistas querem saber que tipo de filme os jurados pretendem premiar, mas eles – até por obrigação profissional – não podem falar nada e dizem sempre as mesmas coisas, como “vamos deixar os filmes nos surpreenderem” ou “vamos decidir com o coração”.

O Júri deste ano é presidido pela neo-zelandesa Jane Campion, que venceu a Palma de Ouro em 1993 com “O Piano”. Ela fez uma esperada defesa por maior espaço para as mulheres no cinema. “Thierry Fremaux, diretor do festival, me disse que apenas 7% dos filmes que chegam para seleção em Cannes são dirigidos por mulheres. Me parece bastante injusto. Um ano após o outro, nunca conseguimos nossa fatia de representação”, protestou. E olha que este ano a coisa está um pouquinho melhor. Há duas diretoras em competição pela Palma, a japonesa Naomi Kawase e a italiana Alice Rohrwacher.

O mexicano Gael García Bernal, ator de “Amores Brutos” e “Diários de Motocicleta”, brincou: “A maior diferença entre vir a Cannes como ator e como membro do júri é que no segundo caso não tenho que dar entrevistas. E aí sobra muito tempo ver filmes. Quero me sentir como nos tempos de estudante”.

A francesa Carole Bouquet (“Esse Obscuro Objeto do Desejo”) concordou: “É quase como tirar férias. E desta vez não vamos ouvir o que vocês (jornalistas) estão dizendo sobre os filmes”. Usando um velho clichê dos atores, o americano Willem Dafoe (“Homem-Aranha”, “Anticristo”) disse que julgar os filmes será “um processo criativo”.

O dinamarquês Nicholas Winding-Refn, diretor de “Drive”, prometeu prestigiar a estreia de seu ator Ryan Gosling atrás das câmeras com “Lost River”, que será exibido na mostra Un Certain Regard, fora da competição principal. E brincou: “Cada um de nós do júri temos nossas opiniões artísticas, políticas... e até sexuais”.

Também fazem parte do júri a diretora americana Sofia Coppola (“Encontros e Desencontros”, “The Bling Ring – A Gangue de Hollywood”), o diretor chinês Jia Zhang-Ke (“Em Busca da Vida”, “Um Toque de Pecado”), a atriz iraniana Leila Hatami (“A Separação”) e a atriz coreana Do-Yeon Jeon (“The Housemaid”).

Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 24.