Topo

Sindicato anuncia fim do tradicional Cine Odeon, mas empresa nega

Fachada do Cine Odeon, no Rio - Reprodução
Fachada do Cine Odeon, no Rio Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/06/2014 17h04

Uma nota postada nesta segunda-feira (2) no perfil do Facebook do Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Rio de Janeiro assustou os cinéfilos cariocas.  O texto anuncia o encerramento das atividades do Cine Odeon, na Cinelândia, uma das mais antigas e tradicionais salas da capital fluminense.

No entanto, Marcelo França Mendes, diretor do Grupo Estação, que administra o Odeon, negou a informação, dizendo que a sala foi fechada apenas temporariamente, para reparos.

O UOL tentou, sem sucesso, entrar em contato com o Sindicato das Empresas Exibidoras para saber a origem da informação postada pela entidade. “Com o fechamento do Cine Odeon, a Cinelândia, outrora um grande multiplex de salas de cinema, perde o seu último cinema de rua em funcionamento e uma das suas salas mais queridas!! Iremos torcer para que o Grupo Severiano Ribeiro, Estação, Rio Filme, Governo do Estado do RJ e Ancine possam encontrar um bom caminho para uma possível reabertura do cinema!”, diz um trecho do texto postado pelo sindicato.

Já nos cometários desse post, porém, o diretor do Grupo Estação afirma: "Pessoal, em princípio o fechamento é provisório. O Odeon completará 90 anos em 2016 e um senhor dessa idade precisa de ‘check up’ periódico. Temos muitas coisas de manutenção urgentes a serem feitas e optamos por fechar durante a Copa porque, se houver manifestações como no ano passado na Cinelândia, nem valeria a pena abrir. Não há data ainda de reabertura porque ainda estamos fechando o patrocínio para essas intervenções. Mas, por enquanto, ainda não é ‘the end’".

A assessoria de imprensa do Grupo Estação confirmou  que a declaração de Mendes é oficial e informou que o grupo “está trabalhando” para que o Cine Odeon, uma das principais salas do Festival do Rio, seja reaberto a tempo de receber o evento, anunciado para ocorrer entre 25 de setembro e 9 de outubro deste ano.