Topo

Distribuidora de indicados ao Oscar adquire direitos de animação brasileira

Do UOL, em São Paulo

09/06/2014 16h03

A animação brasileira "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, vai estrear nos Estados Unidos pelas mãos de uma empresa responsável por várias produções estrangeiras indicadas ao Oscar de animação. As informações são da revista "Variety".

Em exibição no Festival Internacional de Animação de Annecy, na França, o longa teve seus direitos de distribuição na América do Norte adquiridos pela GKids, companhia definida pela "Variety" como "um selo de qualidade para longas de animação artisticamente ambiciosos de todo o mundo".

Foram distribuídas pela GKids produções como "Uma Viagem ao Mundo das Fábulas" (2009), "Um Gato em Paris" (2010), "Chico & Rita" (2010) e "Ernest e Célestine" (2012), todos indicados ao Oscar de animação.

"O Menino e o Mundo", que está concorrendo dentro da mostra competitiva de Annecy --principal festival de animação do mundo--, ganhou destaque no Festival do Rio e foi premiado na Mostra de São Paulo e no Festival de Havana em 2013.

Trailer de "O Menino e o Mundo"

Assim como "Uma História de Amor e Fúria", que venceu o prêmio principal de Annecy em 2013, a animação de Alê Abreu traz uma forte presença de elementos da cultura nacional, como a trilha sonora com percussão de Naná Vasconcelos.

Sem diálogos, a trama segue o garotinho Cuca, que sofre o impacto de uma mudança do campo para a cidade grande.

"Desde as primeiras cenas, 'O Menino e o Mundo' se anuncia como um filme especial e uma verdadeira descoberta", disse à "Variety" Dave Jesteadt, diretor de distribuição da GKids. "Estamos animados de trazer à América do Norte o filme muito pessoal do diretor Alê Abreu e de dividir um apaixonado épico musical que o público  doméstico com certeza abraçará".

"O Menino e o Mundo" já foi vendido para mais de 20 territórios, incluindo França e Bélgica.