Topo

Aos 78 anos, Zé do Caixão se recupera de duas paradas cardíacas

17.mai.2014 - Zé do Caixão se apresenta para público no cemitério da Consolação durante Virada Cultural, em São Paulo - Ricardo Cardoso/UOL
17.mai.2014 - Zé do Caixão se apresenta para público no cemitério da Consolação durante Virada Cultural, em São Paulo Imagem: Ricardo Cardoso/UOL

Do UOL, em São Paulo

11/06/2014 10h55

José Mojica Marins, conhecido por dar vida ao personagem Zé do Caixão, passou por um momento difícil há duas semanas. Aos 78 anos, o cineasta e ator sofreu infarto, seguido de duas paradas cardíacas. “Foi um infarto poderoso e, na emergência, ele teve duas paradas, foi praticamente ressuscitado. Se ele não estivesse no hospital nesse momento, ele não estaria mais aqui”, contou a filha de Mojica, Liz Marins, que interpreta a personagem Liz Vamp, ao UOL.

Após sentir dores no peito, Mojica foi internado no Incor (Instituto do Coração), em São Paulo, no dia 22 de maio, para fazer cateterismo e a implantação de três stents, tubos inseridos dentro da artéria para normalizar a passagem de sangue. No dia 25, já no quarto, sentiu fortes dores. Por ter medo de ficar sozinho no hospital, Mojica estava acompanhado da filha no momento do infarto. “Meu pai é teimoso, ele não queria sequer ser internado, deu um piti com os médicos.”

Segundo a filha, Mojica recebeu alta no dia 3 de junho e está em processo de recuperação na casa da ex-mulher, Nirce, onde é acompanhado 24 horas por familiares e faz refeições indicadas para o tratamento. “Cortamos o açúcar e o cigarro, que foi o principal vilão”, conta a filha. Por fumar em média três maços por dia, Mojica está sofrendo com a abstinência.

O estado de saúde de Mojica motivou o cineasta Ivan Cardoso a fazer um apelo no Facebook, no qual pede ajuda financeira ao amigo. “É muito mais grave que se imagina o estado de saúde de José Mojica Marins (...) Infelizmente, Mojica não tem plano de saúde e não está recebendo o acompanhamento médico indispensável nestas ocasiões”, escreveu na rede social.

Liz rechaçou a informação: “Ele está bem, já está se levantando, vai ao banheiro sozinho. Ele tem convênio, sim. Não precisamos dessa ajuda, só de boas energias”. Segundo a filha, que também é cineasta, a família espera que Mojica volte ao trabalho nas próximas semanas. Atualmente, ele está no ar no Canal Brasil com a nova temporada de “O Estranho Mundo de Zé do Caixão”.

No dia 17 de maio, cinco dias antes da internação, Zé do Caixão contou histórias de terror para cerca de 300 pessoas no cemitério da Consolação, durante a Virada Cultural de São Paulo. No mesmo dia, o ator participou da exibição de seu clássico "À Meia-Noite Levarei Sua Alma" (1964), no CineSesc.

Nascido no dia 13 de março de 1936, na capital paulista, Mojica Marins é filho dos artistas circenses Antonio André e Carmen Marins. Começou a fazer filmes com 17 anos e, em 1956, já era especializado em terror escatológico. O apelido se deve ao personagem mais famoso, que protagonizou "À Meia-Noite...", assim como "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver" (1967) e "O Estranho Mundo de Zé do Caixão" (1968), além de "Encarnação do Demônio" (2008).