Topo

Homenageado em mostra, Cronenberg disponibiliza curta no YouTube; assista

Do UOL, em São Paulo

01/07/2014 14h35

O Instituto de Cinema de Amsterdã faz até o dia 14 de setembro uma grande mostra sobre o diretor David Cronenberg ("A Mosca" e "Marcas da Violência"). Por isso, a instituição encomendou um curta-metragem ao diretor, que estará disponível no YouTube até o fim da mostra.

Com status de diretor cult por conta de seus filmes idiossincráticos sobre a relação entre corpo, mente, tecnologia e mídia de massa, Cronenberg participa desse curta metragem sombrio. Ele faz a voz de um homem que se diz cirurgião e que está pronto para remover o seio esquerdo de uma mulher, interpretada por Evelyne Brochu.

A personagem diz que sofre de transtornos mentais e a sala que a cerca não é exatamente a de um hospital. O médico, que não soa confiável, convence a mulher de que seu seio guarda um ninho de insetos.

Mostra em BH
A fase inicial da carreira do cineasta canadense também está em evidência de quarta (2) a sexta no Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Serão exibidos três longas-metragens, produzidos entre 1980 e 1986, que já evidenciavam o domínio do diretor para propor novos parâmetros para gêneros como terror e ficção científica.

A micromostra "Três Vezes Cronenberg" exibirá os filmes "Scanners" (1981), "Videodrome" (1983) e "A Mosca" (1986), sendo esta última sua obra mais conhecida do período. Em todos os trabalhos, o cineasta parte de transformações do corpo humano e mesmo cenas repulsivas para tecer críticas a ambições e às relações do homem com as tecnologias.