Topo

Wes Anderson abandona o rock na trilha de "O Grande Hotel Budapeste"

Marco de Castro

Do UOL, em São Paulo

05/07/2014 05h00

Quem é fã do cineasta Wes Anderson sabe que seus filmes têm algumas características que se tornaram marca registrada, como os atores que sempre fazem parte do elenco, entre eles Owen Wilson, Bill Murray e Jason Schwartzman, além do estilo de narrativa peculiar.  No entanto, o diretor parece ter deixado de lado, para a tristeza de alguns de seus admiradores, algo que também era característica em seu trabalho: a trilha sonora recheada de clássicos do rock e da música pop, que eram tocados em momentos cruciais das histórias.

Um exemplo disso é a música "2000 Man", dos Rolling Stones, que tem um longo trecho tocado na cena em que o personagem de Owen Wilson é perseguido pela polícia em "Pura Adrenalina" (1996). Confira:  

No longa mais recente de Anderson, “O Grande Hotel Budapeste”, que estreou no Brasil na última quinta-feira (3), não toca nenhuma canção dos Rolling Stones, dos Kinks ou de David Bowie. A trilha é inspirada em música folk russa, e a grande maioria de suas faixas foi escrita pelo experiente compositor francês Alexandre Desplat, que tem trabalhado com o cineasta desde “O Fantástico Senhor Raposo” (2009).  Outras músicas da trilha sonora são de compositores europeus, tocadas no filme pela Orquestra Estadual de Folk Russo Osipov.

Para entender um pouco como é essa trilha, escute abaixo "Moonshine", de Desplat:

Essa mudança no estilo musical dos trabalhos do diretor, porém, não ocorreu da noite para o dia. Na verdade, ela começou em “Viagem a  Darjeeling” (2007), que tinha uma canção dos Rolling Stones (“Play with Fire”) e três dos Kinks (“Powerman”, “Strangers” e “This Time Tomorrow”), mas era dominado por músicas orquestradas do compositor e cineasta indiano Satyajit Ray.  

A tendência continuou em “O Fantástico Senhor Raposo”, em que, entre algumas músicas pop, toca Beach Boys (“Ol’ Man River” e “Heroes and Villains”) e Rolling Stones (“Street Fighting Man”), porém já é Alexandre Desplat quem marca mais presença, com as músicas orquestradas que escreveu para o filme.

O compositor voltou a colaborar com Anderson em “Moonrise Kingdon” (2012), no qual o pop só marca presença com a francesa “Le Temps de L’Amour”, cantada por Françoise Hardy, e três canções de Hank Williams: “Long Gone Lonesome Blues”, “Kaw-Liga” e “Ramblin’ Man”. Abaixo, a cena com a música de Hardy: 

Agora, “O Grande Hotel Budapeste” chega aos cinemas sem absolutamente nada de pop e de rock na trilha. Se isso será mantido nos demais trabalhos de Wes Anderson, não sabemos. Resta apenas esperar pelo próximo filme do diretor.