Topo

Coreia do Norte recorre às Nações Unidas para vetar comédia com Seth Rogen

James Franco e Seth Rogen tentam matar Kim Jong-Un em "The Interview" - Divulgação
James Franco e Seth Rogen tentam matar Kim Jong-Un em "The Interview" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/07/2014 09h22

A Coreia do Norte recorreu às Nações unidas para tentar vetar o lançamento da comédia "The Interview", estrelada por Seth Rogen e James Franco. O governo do país acusa os Estados Unidos de patrocinar o terrorismo e cometer um ato de guerra aos permitir a produção do filme sobre um plano para matar seu líder, Kim Jong Un.

A carta do exbaixador norte-coreano na ONU Ja Song Nam destinada ao Secretário Geral da ONU Ban Ki-moon é do dia 27 de junho, mas só tornou-se pública esta semana. Nela, Nam não menciona o nome do filme, mas fala de uma produção que "envolve agressão e assassinato do líder supremo".

"Permitir que a produção e distribuição de um filme sobre o assassinato de um chefe titular de um Estado soberano deve ser considerado como o patrocinador mais indisfarçável de terrorismo, bem como um ato de guerra", disse Ja.

"As autoridades dos Estados Unidos deve tomar ações imediatas e apropriadas para proibir a produção e distribuição do filme acima mencionado, caso contrário, será totalmente responsável por incentivar e patrocinar o terrorismo", escreveu ele.

A agência de notícias do governo norte-coreano, a KCNA, já havia prometido uma “retaliação impiedosa” contra os Estados Unidos se o filme fosse lançado, já que, na visão dos norte-coreanos, o longa-metragem representaria um ato de guerra feito por cineastas “gângsteres”.

No mesmo dia da denúncia da KCNA, Seth Rogen postou en seu Twitter que as pessoas não costumavam querer matá-lo até pagarem US$ 12 para ver um de seus filmes.