Topo

Com "Ventos de Agosto", Festival de Brasília anuncia seleção de filmes

Dandara de Morais em cena do inédito "Ventos de Agosto" - Reprodução
Dandara de Morais em cena do inédito "Ventos de Agosto" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

31/07/2014 14h12

Além de homenagear Eduardo Coutinho e Glauber Rocha, o 47° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro divulgou, nesta quinta-feira (31), a seleção de longa e curta-metragem da competição.

O festival, que acontece entre os dias 16 e 23 de setembro, terá “Ventos de Agosto”, filme do diretor pernambucano Gabriel Mascaro, conhecido pelo documentário “Doméstica”. O longa foi selecionado para a competição oficial do 67ª edição do Festival de Cinema Locarno, que acontece em agosto. 

Completam a seleção “Branco Sai. Preto Fica”, de Adirley Queirós; “Brasil S/A”, de Marcelo Pedroso;  “Ela Volta na Quinta”, André Novais Oliveira; “Pingo D’água”, de Taciano Valério; e “Sem Pena”, de Eugenio Puppo.

Veja a lista:

Longa-metragem:

BRANCO SAI. PRETO FICA – DF, 2014, 93 min, Cor, Ficção, 12 anos
Direção:  Adirley Queirós
Elenco: Marquim do Tropa,Shockito, Dilmar Durães, Dj Jamaika e Gleide Firmino
Produtora: CINCO DA NORTE SERVIÇOS AUDIOVISUAIS LTDA-ME
O filme cria suas imagens e sons a partir de uma história trágica: dois homens negros, moradores da maior periferia de Brasília, ficam marcados para sempre graças a uma ação criminosa de uma polícia racista e territorialista da Capital Federal. Essa polícia invade um baile black. Tiros, correria e a consumação da tragédia: um homem fica para sempre na cadeira de rodas, o outro perde a perna após um cavalo da polícia montada cair sobre ele. Mas esses homens não se sentem confortados em contar a história de maneira direta e jornalística. Eles querem fabular, querem outras possibilidades de narrar o passado, abrindo para um presente cheio de aventuras e ressignificações, propondo um futuro.

BRASIL S/A – PE, 2014, 72 min, Cor, Ficção, Livre
Direção: Marcelo Pedroso
Elenco Edmilson Silva, Wilma Gomes, Adeilton Nascimento,Giovanna Simões, Marivalda Maria dos Santos, Maracatu Estrela Brilhante
Produtora: Símio Filmes Ltda
No Brasil dos últimos 500 anos, Edilson esteve cortando cana-de-açúcar. Um dia, as máquinas chegaram e ele deixou o corte para se engajar em sua primeira missão espacial. Um pequeno passo para ele, um salto enorme para o Brasil.

ELA VOLTA NA QUINTA – MG, 2014, 118 min, Cor, Ficção, Livre
Direção: André Novais Oliveira
Elenco Maria José Novais Oliveira, Norberto Novais Oliveira, André Novais Oliveira, Renato Novais Oliveira, Élida Silpe, Carla Patrícia
Produtora: Filmes de Plástico
Alguém partiu, alguém ficou.

PINGO D'ÁGUA – PB, 2014, 80 min, P/B, Ficção, 16 anos
Direção Taciano Valério
Elenco Everaldo Pontes, Jean Claude Bernardet, , Dellani Lima, Duda Lopes,t, Melissa Gava, Paulo Phillipe, Valter Bahia, Verônica Cavalcanti, Thera Blue
Produtora: Autorias Filmes
De estrutura entrecortada e filmado em três cidades brasileiras muito diferentes umas das outras, ‘Pingo d’Água’ é um filme que mostra o deslocamento no espaço como busca de uma outra identidade, e o ato de viajar, como olhar para dentro de si. Uma obra de atmosfera intrigante e envolvente, de imagens que evocam de forma simples e real, mistérios da natureza humana como a dificuldade nos relacionamentos, o medo e a libertação pessoal.

SEM PENA – SP, 2014, 87 min, Cor, Documentário, 12 anos
Direção Eugenio Puppo
Produtora: Heco Produções
Nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira que já é a quarta maior do mundo ‘Sem Pena’ desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras, para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.

VENTOS DE AGOSTO – PE, 2014, 77 min, Cor, Ficção, 14 anos
Direção Gabriel Mascaro
Elenco: Geová Manoel dos Santos, Dandara de Morais, Antônio José dos Santos, Maria Salvino dos Santos, Rachel Ellis
Produtora: Desvia Produções
Shirley deixou a cidade grande para morar numa pacata vila de pescadores e cuidar de sua avó. Ela dirige trator numa fazenda de coco e está de caso com Jeison, um jovem que também trabalha na fazenda e pesca de mergulho no alto mar. Em meio a fortes tempestades que assolam a região no mês de agosto, aparece um pesquisador de ventos que registra o som dos alíseos na Zona de Convergência Intertropical. A maré alta e o vento forte vão marcar profundamente os próximos dias dos habitantes desta vila. A partir de uma abordagem humana e sensível, o filme narra um duelo poético entre a vida, o vento, a morte e as ondas do mar.

Curta-metragem:

B-FLAT – SP, 2013, 24 min, Cor, Ficção, Livre
Direção Mariana Youssef
Elenco Romil Modi, Deepak Dhadwal, Utkarsh Mazumdar
Produtora: Fulano Filmes
Amar saiu da Índia há 40 anos, deixando tudo e todos para trás. E recebe a notícia de que um velho amigo está prestes a morrer. Ao chegar à Índia, se depara com Rajan. Amar precisa entregar uma caixa que leva em suas mãos. Rajan precisa aprender a tocar apenas uma nota da tuba dourada que carrega com ele. O ônibus que os leva de volta para casa quebra. Eles têm uma estrada inteira pela frente. Um que carrega um segredo e outro que carrega a esperança. Uma caixa, uma tuba e um longo caminho. Um silêncio que, enfim, é acordado por uma nota musical.

BASHAR – SP, 2014, 18 min, Cor, Documentário,
Direção Diogo Faggiano
Elenco Rami Jarrah Saleh Fekry
Elenco Ruben Castillo, Pilly Calvin, José Edil, Vinícius Costa, Maurício Gonçalves
Produtora: Otto Desenhos Animados
Numa noite de ventania, Castillo encontra sua própria brutalidade na linha do anzol.

CASTILLO Y EL ARMADO – RS, 2014, 13 min, Animação, 12 anos
Direção Pedro Harres
Elenco: Ruben Castillo, Pilly Calvin, José Edil, Vinícius Costa, Maurício Gonçalves
Produtora: Otto Desenhos Animados
Numa noite de ventania, Castillo encontra sua própria brutalidade na linha do anzol.

CRÔNICAS DE UMA CIDADE INVENTADA – DF, 2014, 25 min, cor, documentário, 16 anos
Direção Luísa Caetano
Elenco Elizângela de Souza, Indaiá da Conceição, Chico de Rua, Nadja Dulci, Antonio Cunha, Vanderlei Costa
Produtora: Ana Paula Rabelo
A história da construção de Brasília e seu planejamento urbano quase utópico criaram uma capital repleta de peculiaridades e estranhamentos, que desafiam moradores e visitantes a todo momento. O filme tem a duração de um dia. Começa com o despertar da vida urbana, a correria diária da manhã e da tarde, a experiência da noite, o vazio da madrugada e um novo amanhecer. Atores e não-atores colorem o cotidiano desse lugar com suas histórias e singularidades.

ESTÁTUA! – SP, 2014, 24min30seg, cor, Ficção, 14 anos
Direção Gabriela Amaral Almeida
Elenco Maeve Jinkings, Cecilia Toledo, Clarissa Kiste
Produtora: Lira Cinematográfica
A babá Isabel está no sexto mês de gravidez de seu primeiro filho. Ao cuidar de Joana, uma criança misteriosa e de temperamento difícil, Isabel começa a se questionar sobre a sua real vocação para ser mãe.

GERU – SP, 2014, 23 min, Cor, Documentário, Livre
Direção Fábio Baldo, Tico Dias
Elenco Zé Dias
Produtora: Filmes da Gruta e Filmes da Garoa
Em seu aniversário de 100 anos, Zé Dias decide confiar sua vida a uma câmera.

LA LLAMADA – SP, 2014, 19 min, p/b, Documentário, Livre
Direção Gustavo Vinagre
Elenco Lázaro Escarze e Alexei (Pacolo) Hernández
Produtora: Avoa Filmes
Lázaro Escarze, um cubano revolucionário de 87 anos, vive num pequeno povoado e terá seu telefone instalado pela primeira vez na sua vida. Para quem ele vai ligar?

LOJA DE RÉPTEIS – PE, 2014, 17 min, Cor, Ficção, 16 anos
Direção Pedro Severien
Elenco Fransergio Araaujo, Maeve Jinkings, Giordano Castro, Cintia Lima
Produtora: Orquestra Cinema Estúdios
Aluisio ama a loja e seus animais. Cristina não vê a hora de vender o lugar.

LUZ – RJ, 2014, 25 min, Cor, Documentário, Livre
Direção Gabriel Medeiros
Produtora Filmes do Bem Produções Artísticas Ltda
Em 2014, mais de dez mil pessoas ainda vivem sem energia elétrica no estado do Rio de Janeiro. Embora a ausência traga problemas comuns aos indivíduos que formam esse grupo, ela se manifesta de forma diversa em cada um deles. Homens e mulheres explicam aqui o significado da luz em suas vidas.

NUA POR DENTRO DO COURO – MA, 2014, 21 min, Cor, Ficção, 14 anos
Direção Lucas Sá
Elenco Gilda Nomacce, Miriã Possani, Lia Gonçalvez de Azevedo, Tais Galindo, Dagma Colomby, Marcela Bueno e Teci Jr. Pereira
Produtora: MOOD FILMES
Ela protege sua carne, mas o couro começa a cair.

SEM CORAÇÃO – PE, 2014, 25 min, Ficção, 14 anos
Direção Nara Normande, Tião
Elenco Eduarda Samara, Rafael Nicácio, Ricardo Lavenère, Arthur Guilherme, Athur Cavalcanti, Damião Manoel, Marcos Lopes , Manoel Félix, Raphael Victor, Vinícius Fausto, Eules dos Santos, Maxweld, Eduardo Normande, Maeve Jinkings, Maria Eduarda, Vitória Régia, Sabrina Santos
Produtora Trincheira, Garça Torta, CinemaScópio
Léo vai passar férias na casa de seu primo, em uma vila pesqueira. Lá, ele conhece uma menina apelidada de "Sem Coração".

VENTO VIRADO – MG, 2013, 21 min, Cor, Ficção, 10 anos
Direção Leonardo Cata Preta
Elenco Paulo André, Dellani Lima, Cris Fariah, Erik Krog-Pedersen, Maria
Produtora LEBEN FILMES
Quando você levanta uma criança em um nível acima de sua cabeça ela se assusta e o seu vento vira.