Topo

Em coma há 5 anos, Fábio Barreto tem reagido e está "mais vivo", diz mãe

O diretor Fábio Barreto na coletiva de "Lula, o Filho do Brasil" em hotel de São Paulo (30/11/2009) - AgNews
O diretor Fábio Barreto na coletiva de "Lula, o Filho do Brasil" em hotel de São Paulo (30/11/2009) Imagem: AgNews

Thays Almendra

Do UOL, em São Paulo

22/08/2014 19h55

Em coma há cinco anos - após sofrer um acidente de carro em 2009 -, o cineasta de "Lula, o Filho do Brasil", Fábio Barreto, começou a responder a estímulos e até balbuciou o nome de sua mulher Débora no último mês. Em entrevista ao UOL, a mãe Lucy Barreto, contou que o diretor tem “consciência mínima e é inegável que esteja se recuperando”.

Com orientação de médicos de um hospital renomado em Boston (EUA), Fábio, de 57 anos, inicialmente, passou por estímulos extra-craniano elétricos - onde foram colocados eletrodos na testa e nas maçãs do rosto do diretor. “Agora esses estímulos se completaram com outros feitos na mandíbula”, explicou a mãe, que conta que, simultaneamente, foram gravadas mensagens de pessoas da família para que ele ouvisse.
 
“Ele tem reagido, está mais alerta, mais vivo e, outro dia, ele balbuciou o nome da mulher Débora. O Fábio tentou também falar com o Luis Carlos [pai] e disse ‘papa’”, disse Lucy orgulhosa. Ela acredita ainda que Fábio voltará ao convívio com a família em breve.

A família Barreto – dona da produtora LC Barreto – continua seguindo os passos e ideias de Fábio desde seu acidente. De acordo com a mãe, há alguns projetos dele que já  estão sendo realizados como o seriado para TV “Homens de Verdade”, sobre peladeiros do subúrbio, e o longa-metragem/seriado “Amor Sem Fronteiras”.

Barreto sofreu traumatismo craniano após capotar o carro, em Botafogo (RJ), por volta das 23h do dia 18 de dezembro de 2009. Chegou a ser internado e operado no Hospital Miguel Couto antes de ser transferido para o Copa D'Or, onde ficou por pouco mais de três meses.