Topo

Harry Belafonte, Hayao Miyazaki e Maureen O'Hara ganharão Oscars honorários

O ator e músico Harry Belafonte fala durante evento em Los Angeles, em 2013 - Mario Anzuoni/Reuters
O ator e músico Harry Belafonte fala durante evento em Los Angeles, em 2013 Imagem: Mario Anzuoni/Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/08/2014 15h52

A ator e cantor Harry Belafonte, o cineasta japonês Hayao Miyazaki, a atriz irlandesa Maureen O’Hara e o roteirista francês Jean-Claude Carriere serão os próximos a receber Oscars honorários, anunciou nesta quinta (28) a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Chamado de "Governors Awards", o prêmio é oferecido desde 2009 a personalidades que fizeram contribuições significativas à indústria cinematográfica. Ele será entregue em uma cerimônia em Hollywood no dia 8 de novembro.

Lenda do cinema, teatro e música Harry Belafonte, ficou conhecido por projetos que denunciavam a desigualdade racial, entre eles o musical "Camen Jones" (1954), o filme noir "Homens em Fúria " (1959) e a ficção científica "O Diabo, a Carne e o Mundo" (1959).

Mestre da animação japonesa, Hayao Miyazaki venceu o Oscar em 2003, pelo filme “A  Viagem de Chihiro”. Seus longas "O Castelo Animado" (2004) e "Vidas ao Vento" (2013) também foram indicados pela Academia.

Maureen O'Hara, que estreou em Hollywood em 1939 no clássico "O Corcunda de Notre Dame”, ficou conhecida por seu papel em “Milagre na Rua 34” (1947) e também por estrelar vários filmes do diretor John Ford. Aos 94 anos, a atriz nunca foi indicada a uma estatueta.

Já Jean-Claude Carriere ganhou um Oscar em 1962, com o curta “Feliz Aniversário”, além de ter recebido outras duas indicações, por “O Discreto Charme da Burguesia” (1972) e “Esse Obscuro Objeto do Desejo” (1977), do diretor espanhol Luis Buñuel.

Entre as personalidades já homenageadas pelo "Governors Awards" estão a atriz Lauren Bacall, o cieneasta Jean-Luc Godard e os atores James Earl Jones e Steve Martin.