Topo

"Quero aprender com meus colegas diretores", diz Ben Affleck sobre Fincher

Eduardo Graça

Do UOL, em Nova York (EUA)

30/09/2014 06h15

Autora de "Garota Exemplar", um dos maiores fenômenos da literatura americana da década, Gillian Flynn vai direto ao ponto: “o papel mais complicado do filme ficou a cargo do Ben Affleck. E ele superou todas as minhas --altas-- expectativas”.

Em “Garota Exemplar”, filme dirigido por David Fincher a partir do livro de Flynn – 11 semanas consecutivas no topo da lista dos mais vendidos do “New York Times” e edições em 40 idiomas – o Nick Dunne de Affleck não aparece no título do suspense psicológico. Mas, segundo Fincher, é a interpretação precisa do ator e diretor de 42 anos, vencedor de três Oscar (inclusive de melhor filme por “Argo”), que leva o espectador pela mão na tentativa de se descobrir o que de fato aconteceu com a bela Amy, mulher de Nick.

Se a parceria já rendeu elogios, Affleck espera não ser este o último trabalho com Fincher. A reputação do diretor de ser difícil no set, com repetições "ad infinitum" de takes, foi, para o ator, o principal na hora de aceitar viver Nick Dunne. “Nesta altura da minha carreira, quero é aprender com meus colegas diretores. Queria trabalhar com David e podia ser um filme sobre a lista telefônica, um A a Z. Eu faria. Imagina o meu alívio quando vi que havia um conteúdo de fato no roteiro de ‘Garota Exemplar’, e que história! Eu repetiria a experiência que tive no set com ele milhões de vezes, uma atrás da outra. O David, apesar de sua reputação, não é apenas um demônio. Ele é muito divertido e um sujeito muito legal”.

Ao lado durante a entrevista coletiva do filme, que marcou a abertura do Festival de Cinema de Nova York, no domingo (28), Fincher sorriu, com uma expressão mais de traquinagem do que de bom-mocismo.

Batman no chuveiro

“Mas a verdade é que eu só escolhi o Ben (Affleck) porque ele estava disponível”, brincou o diretor. Uma tirada das boas, já que o ator estava mais do que comprometido, iniciando a preparação para se tornar o novo Batman, que enfrentará o Super-Homem na produção da Warner prevista para chegar aos cinemas em março de 2016.

Rosamund Pike, que interpreta Amy, a "garota exemplar" do título, brincou com a mudança no – invejável – físico do ator: “Durante as filmagens, meu marido da ficção foi, pouco a pouco, se tornando Batman. No momento em que filmamos a cena do banho, ele era o Batman”.

Trailer legendado de "Garota Exemplar"

A cena do banho merece um capítulo à parte. Para se ter uma pequena ideia e não se entregar muito da história – quase 100% similar ao livro, com uma mínima, mas importante alteração no fim – a imprensa resolveu dar a Affleck, que aparece como veio ao mundo no fatídico encontro debaixo do chuveiro com a personagem de Pike, o apelido de “novo Fassbender”, uma brincadeira com o nu frontal do ator de “Shame”.

Em seu primeiro papel como protagonista em Hollywood, a britânica Pike, por sua vez, encarna a loira fatal que desaparece como fumaça às vésperas  do aniversário de casamento do casal. “Ela tem um quê de Faye Dunaway”, pontua Fincher. E é justamente o elenco escolhido a dedo por diretor e escritora o ponto mais alto de um filme com as marcas características de Fincher, incluindo as surpresas no fim e cenas explícitas de violência e sexo.

Integrando o elenco bem escolhido de “Garota Exemplar” também estavam dois coadjuvantes de peso: Neil Patrick Harris e Tyler Perry. Harris vive um ex-amor de Amy que pode, ou não, ser a chave para a resolução do mistério em torno da loura. Perry vive um advogado especializado em defender personalidades transformadas, pela mídia, em inimigas número um da sociedade. 

“Não escolhi três atores-diretores para os papéis principais por mero acaso. Eles entendem exatamente o que eu quero deles, enxergam o que eu espero lá na frente, é mais fácil e mais intenso”, diz o diretor de “A Rede Social”.

A trama

Filme e livro tratam do encontro e da decadência do casamento de dois jornalistas desempregados em Nova York forçados a se mudar, por conta da doença da mãe de Nick, para a cidadezinha do Missouri, no coração da América, onde ele cresceu. Amy, nova-iorquina filha de um casal de escritores de livros infantis cuja personagem-fetiche foi inspirada no único rebento deles, se sente um pato fora d’água. A relação se deteriora a tal ponto que seu sumiço pode ter várias explicações. A grande imprensa, outro personagem central de “Garota Exemplar”, imediatamente faz de Nick o suspeito de um assassinato sem corpo.

“Nossa ideia foi colocar a instituição casamento em um microscópio, dos primeiros e deslumbrantes momentos até os estágios mais tóxicos. Queríamos mostrar as maravilhas E as armadilhas que vêm com a intimidade verdadeira”, diz Pike. Affleck sintetiza a trama deste modo: “se você pergunta questões difíceis em um relacionamento, muitas vezes você acaba descobrindo segredos horripliantes”.

Horripilantes como obsessões doentias, casos extra-conjugais, redes de mentiras.

“Garota Exemplar” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (2).