Topo

Ator que vive Tim Maia em filme engordou 15 kg por conta própria para papel

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

01/10/2014 06h00

Babu Santana está numa boa. A um mês de chegar às telas em seu maior papel no cinema, o de protagonista da cinebiografia "Tim Maia", o ator carioca de 34 anos recebeu a dose de tranquilidade que tanto precisava após assistir ao musical baseado na vida do cantor, estrelado por Tiago Abravanel e, posteriormente, por Danilo de Moura.

"Foi uma fonte inspiradora para mim. E serviu para eu ficar mais calmo também. Percebi que interpretar o Tim Maia já é ter o público na mão", contou ao UOL, por telefone, o ator, que tem no currículo papéis em "Cidade de Deus", "Mundo Cão" e no musical "O Cristo da Paixão", no qual interpretou Satanás.

Dirigido por Mauro Lima (de "Meu Nome Não É Johnny"), o filme chega aos cinemas no dia 30 de outubro. É baseado no livro "Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia", escrito por Nelson Motta. Além de Babu, traz também o ator Robson Nunes, na primeira fase da trajetória do "Síndico".

Santana, que começou a carreira na ONG Nós do Morro, no Vidigal, conheceu Tim Maia como tantos de sua geração: na infância, por meio do discos do pai. Mas só agora, ele conta, pôde realmente se declarar fã. "Passar por tudo isso aumentou mais ainda a admiração. Acho que poucas pessoas têm coragem de viver a vida como escolheu. Todos nós acabamos mergulhados numa hipocrisia, num padrão de comportamento, e ele não. Foi o cara que viveu a vida do jeito que quis."

Para retratar com fidelidade a adolescência de Tim Maia, passando pelas aventuras nos Estados Unidos (onde conheceu a soul music) até o auge da carreira, incluindo aí a cultuada fase "Racional", o ator empreendeu um longo processo de laboratório. Além de conhecer as ruas do bairro da Tijuca, no Rio, onde o cantor foi criado, engordou por conta própria cerca de 15 kg (foi de 112 kg a 127 kg). Por fim, leu e releu a biografia escrita por Motta, para deixar as ideias ainda frescas na cabeça.

Toda essa preparação, que durou mais de um ano, visava capturar a essência de uma figura conhecida não só pelo carisma e intensidade, mas por suas inúmeras facetas. "Fiquei pensando se aquele tamanho todo dele incomodava ou não. Era importante saber. A gente teve que buscar toda aquela atmosfera, do lado mais humano dele, sem julgar nem defender. Simplesmente ser."

E, devidamente caracterizado, Babu Santana realmente foi Tim Maia nas gravações. Uma rápida passagem pelas imagens de divulgação do filme revela uma semelhança espantosa, mesmo na versão mais velha do músico, dos anos 1990. "O trabalho de figurino e a maquiagem foram incríveis. Todo mundo fala, mas eu não tive nada a ver com isso", diz ele, rindo.

Para o protagonista que canta de verdade no filme, mas se diz mais ator do que vocalista, o desafio maior foi acertar o tom do personagem. "Foi fundamental a parceria com a Maria Silva [preparadora de elenco]. Queríamos deixar claro que não era uma cópia, mas a essência do Tim Maia. O roteiro resumia momentos difíceis, felizes, tristes. E assim a gente também buscou fazer no personagem. Sintetizar toda aquela explosão."

Os espectadores mais atentos ao filme poderão ainda se deparar com uma "pequena versão" de Babu nas telas. Seu filho, Carlos Alexandre, hoje com 10 anos, faz uma ponta como a versão mirim do maior soul man brasileiro. "Foi legal demais a performance do meu 'Tim Mainha', o primeiro trabalho dele de expressão. Não teve texto, eram cenas curtas. Gostei. Mas sou suspeito, né?".