Topo

Mostra de São Paulo terá foco na Espanha e possíveis candidatos ao Oscar

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

04/10/2014 12h00

A 38ª Mostra de São Paulo, que se realiza de 16 a 29 de outubro, fará homenagem ao cinema espanhol, com uma retrospectiva de Pedro Almodóvar, exposição de Luís Buñuel e apresentação da filmografia de Víctor Erice. Outro destaque do evento, que este ano traz 331 títulos, é a presença de fortes candidatos ao Oscar em 2015.

Entre os possíveis concorrentes na premiação da Academia de Hollywood estão os norte-americanos "Wild", de Jean-Marc Vallée, mesmo diretor de "Clube de Compras Dallas"; e "Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo", de Bennett Miller. Candidatos a uma vaga na categoria de Oscar estrangeiro também serão exibidos, com destaque para o argentino "Relatos Selvagens", de Damián Szifrón, com Ricardo Darín no elenco. O filme foi escolhido para abrir a mostra em um evento para convidados no dia 15 de outubro.

Também foram selecionados "Winter Sleep", da Turquia; "Força Maior", da Suécia; "Viver é Fácil com os Olhos Fechados", da Espanha; "Filha", do Paquistão; "Tristeza e Alegria", da Dinamarca; "Dois Dias, Uma Noite", da Bélgica; "Mateo", da Colômbia. Os premiados "Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre A Existência", de Roy Andersson, vencedor do Leão de Ouro em Veneza; "As Noites Brancas Do Carteiro", de Andrei Konchalovskiy, Leão de Prata em Veneza, e "Do Que Vem Antes", de Lav Diaz, Leopardo de Ouro em Locarno, também estão entre os títulos confirmados. 

Mais uma vez, a Mostra traz filmes que não foram exibidos no Festival do Rio, com exceção dos títulos brasileiros. "Seria muito mais fácil aceitar filmes que já foram exibidos no Brasil, mas procuramos dar chance às produções que ainda não têm distribuição", afirmou Renata Almeida, curadora da Mostra, ao UOL. "Com um programação com mais de 300 títulos, queremos proporcionar, mais uma vez, a diversidade". 

Ninfomaníaca - Versão do Diretor

O longa "Ninfomaníaca" partes 1 e 2 foi envolto em muitas polêmicas não só pelas cenas explícitas, mas também por ter sido apresentado ao público em uma versão não aprovada pelo diretor, com cortes. A versão sem cortes de Lars Von Trier, exibido pela primeira vez no Festival de Berlim, também é uma das atrações da Mostra.

Exibições ao ar livre

Já tornou-se tradição também as exibições ao ar livre no vão do Masp e no Parque de Ibirapuera. Em homenagem aos 100 anos da criação do personagem Carlitos, de Charles Chaplin, será exibido no Parque do Ibirapuera o curta "Corrida de Automóveis para Meninos" (1914), primeira aparição de Carlitos, dirigido por Henry Lehrman e do longa "O Circo" (1928), dirigido e estrelado por ele próprio. Os dois filmes serão exibidos no dia 1º de novembro de 2014 com acompanhamento da Orquestra Experimental de Repertório da Fundação Teatro Municipal de São Paulo e regência do Maestro Carlos Eduardo Moreno.

A atriz Geraldine Chaplin, filha do ator, participa da homenagem e também apresenta no ecenrramento do evento o filme "Dólares de Areia", de Amélia Guzmán e Israel Cárdenas, no qual atua.

Tradicional na programação da Mostra, as exibições no vão livre do MASP deste ano irão apresentar ao público uma seleção especial de seis filmes da retrospectiva MK2, do francês Marin Karmitz sendo eles: "O Vento nos Levará", de Abbas Kiarostami; "a Trilogia das Cores: A Igualdade é Branca", "A Liberdade é Azul" e "A Fraternidade é Vermelha" , de Krysztof Kieslowski; "Código Desconhecido", de Michael Haneke; "A Maçã", de Samira Makhmalbaf.

Haverá ainda a exibição do curta "Domingo", de Karim Aïnouz, no Minhocão. O curta faz parte da proposta Videobrasil Coleção de Autores (VCA), de convidar diretores para realizar obras documentais sobre importantes artistas contemporâneos. "Domingo" fala sobre a obra do artista dinamarquês Olafur Eliasson, tendo São Paulo como pano de fundo.

Brasileiros

Sempre disputada pelo público, a mostra Brasil vai trazer brasileiros que se destacaram em festivais pelo Brasil, como "A História da Eternidade", de Camilo Cavalcante, com o ator Irandhir Santos e grande vencedor do Festival de Paulínia deste ano; "Branco Sai, Preto Fica", de Adirley Queirós, vencedor do Festival de Brasília; "Boa Sorte", de Carolina Jabor, melhor filme pelo júri popular no Festival de Paulínia; "A Cidade Imaginária", de Ugo Giorgetti; "Permanência", de Leonardo Lacca e "Cássia", de Paulo Henrique Fontenelle, dedicado à história de Cássia Eller. 

Walter Salles faz estreia mundial de "Jia Zhangke, Um Homem de Fenyang", documentário sobre o diretor chinês, e lança, pela Cosac Naify em parceria com a Mostra, o livro “O Mundo de Jia Zhangke”, organizado por ele e escrito pelo crítico francês Jean-Michel Frodon. 

A venda de pacotes será feita de 11 a 29 de outubro das 11h às 21h, no Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073, (ao lado do Cine Livraria Cultura). Os valores vão de R$ 16,00 a R$ 430,00.