Topo

Diretor escalou os próprios pais para atuar em filme sobre casal em crise

Cena de "ELA VOLTA NA QUINTA" - Divulgação - Divulgação
Maria José de Novais Oliveira e Norberto de Novais Oliveira em cena de "Ela Volta na Quinta"
Imagem: Divulgação

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

24/10/2014 17h32

A sinopse do filme diz apenas "Alguém partiu, alguém ficou", mas uma olhada mais atenta à ficha técnica revela que os protagonistas de "Ela Volta na Quinta", Maria José de Novais Oliveira e Norberto de Novais Oliveira, têm mesmo sobrenome do diretor, o mineiro André Novais Oliveira. No longa, que integra a 38ª Mostra de São Paulo, o diretor escalou os próprios pais para viverem um casal da terceira idade que enfrenta uma crise no casamento.

O próprio diretor, sua namorada, Élida Slipe, o irmão dele, Renato, e a namorada do irmão, Carla Patrícia, também estão no elenco do longa. Nenhum deles é ator profissional, mas a atuação de Élida e Renato renderam a eles os prêmios de melhor atriz e ator coadjuvantes no Festival de Brasília deste ano.

Naturalismo

Em São Paulo para divulgar o filme na Mostra, André disse em entrevista ao UOL que é fã de todos os gêneros do cinema, mas que, ao filmar um curta-metragem com os pais, ainda não finalizado, viu que a intimidade ajudava a dar um tom natural às cenas. "A vantagem de trabalhar com eles é que eu já escrevo os diálogos de acordo com o jeito de cada um, e isso ajuda na atuação."

Em uma das cenas mais comoventes, André mede a pressão da mãe, que, deitada na cama, incentiva o filho a correr atrás do sonho de ser cineasta. Sem maquiagem, com o cabelo despenteado e usando uma roupa simples, ela ainda conta a história do pai dela, que sempre sonhou em ter uma autoescola.

A identificação do público com a história e com a naturalidade de Maria José é imediata, algo difícil até para as atrizes mais experientes. "Para deixá-los bem à vontade, usamos câmeras pequenas, e a equipe era bem reduzida. As falas eram decoradas momentos antes da filmagens. Não queria que eles ficassem pensando muito tempo no texto", conta o diretor.  

No filme, os personagens têm os mesmos nomes dos atores e as cenas foram rodadas na casa da família e em seus locais de trabalho reais. Tudo tem ares de documentário, mas é uma ficção, ressalta André. "Filmar na nossa casa  também traz mais naturalidade às cenas, já que eles sabem, exemplo, quantos passos são necessários para ir de um cômodo ao outro. Isso os deixa muito à vontade."

O encanto do André pelo naturalismo da família também se reflete no público, que se identifica com aquelas pessoas e problemas retratados. "As atuações geram uma carga de emoção que não é verdadeira, mas se aproxima muito da realidade. As pessoas se emocionam com isso".

Essa não é a primeira vez que André utiliza o naturalismo. No curta "Pouco Mais de um Mês", de 2013, o diretor e a namorada protagonizaram um casal de pouco mais de um mês de namoro que passa por sua primeira crise. A produção recebeu uma menção especial na quinzena dos realizadores em Cannes.

"Ela Volta na Quinta" ainda terá mais duas sessões na Mostra. Veja a programação: 

"Ela Volta na Quinta" na 38ª Mostra de São Paulo:

Dia 24/10 - 18:20 - Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca

Dia 29/10 - 13:00 - Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca