Topo

Hollywood começa a usar drones para produções de TV e cinema

Cena de "Drone Boning", o primeiro filme pornô feito com aeronaves não tripuladas - Divulgação
Cena de "Drone Boning", o primeiro filme pornô feito com aeronaves não tripuladas Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/11/2014 15h59

Uma revolução no modo de fazer filmes, séries e comerciais se iniciou nesta semana nos Estados Unidos quando foi usado o primeiro drone para realizar tomadas aéreas em um comercial da fabricante japonesa de carros Acura.

Segundo o site "The Wrap", desde que a FAA (Federal Aviation Administrator, o equivalente americano da Anac) autorizou o uso desses equipamentos para filmagem, pelo menos dois grandes estúdios já se mostraram interessados em se apropriar deste tipo de tecnologia.

“É incrível! Só nas duas úlimas semanas nos reunimos com a Sony, com a Warner e com quase metade dos maiores estúdios", disse Tony Carmean, parceiro e produtor da Aerial MOB, responsável pelo comercial da Acura

De acordo com a reportagem, os drones não apenas são uma inovação, mas representa uma enorme economia nas produtoções, já que seu custo operacional é de apenas um terço do que se gastaria com helicópteros. Sete empresas já receberam autorização para operar.

A filmagem com drones já é legal em outros países e foi usada em produções como "Skyfall" e "Harry Potter". Mesmo com a autorização da FAA, os estúdios estão agindo com cautela. No entanto, segundo o "The Wrap", é apenas questão de tempo até que a Hollywood sofra uma "invasão drone".

Outras produções menos ortodoxas já foram feitas com drones, como o primeiro filme pornô gravado usando este equipamento: "Drone Boning".