Topo

Morre Mike Nichols, diretor de "Closer" e "A Primeira Noite de um Homem"

Cineasta Mike Nichols em 2010, ao receber prêmio honorário da AFI, na Califórnia - AP Photo/Chris Pizzello
Cineasta Mike Nichols em 2010, ao receber prêmio honorário da AFI, na Califórnia Imagem: AP Photo/Chris Pizzello

Do UOL, em São Paulo

20/11/2014 10h37

O cineasta Mike Nichols, vencedor do Oscar de melhor direção pelo filme “A Primeira Noite de um Homem” (1967), morreu aos 83 anos na quarta-feira (19). Segundo o "The Hollywood Reporter", o diretor não resistiu a uma parada cardíaca.

Nascido na Alemanha, Nichols também foi indicado ao Oscar por seu trabalho em “ Uma Secretária de Futuro”, “Silkwood - O Retrato de uma Coragem” e “Quem Tem Medo de Virginia Woolf?” -- este último, lançado em 1966, inaugurou sua carreira cinematográfica com uma linguagem teatral, o que lhe rendeu cinco Oscars, incluindo o de melhor atriz para Elizabeth Taylor.

Com origem do teatro, Nichols ficou famoso por trabalhar com grandes atores. Além de Elizabeth Taylor e Rihcard Burton, o cineasta conseguiu grandes performances de Meryl Streep (em "Lembranças de Hollywood", "Silkwood - O Retrato de uma Coragem e "A Difícil Arte de Amar") e Jack Nicholson (em "O Lobo", "O Golpe do Baú", "A Difícil Arte de Amar").

Com "A Primeira Noite de um Homem", um dos marcos do cinema nos anos 60, Nichols revelou Dustin Hoffman, no papel de um adolescente que perde a virgindade.

Em "Closer - Perto Demais", um de seus últimos sucessos, Nichols transportou para o cinema a peça de Patrick Marber, sobre os relacionamentos e traições de quatro personagens, vividos por Julia Roberts, Jude Law, Clive Owen e Natalie Portman -- que recebeu elogios pela sua atuação no papel de uma stripper.

Seu último filme foi sua comédia política “Jogos do Poder”, de 2007, estrelado por Tom Hanks e Julia Roberts.

O presidente da ABC News, James Goldston, descreveu Nichols como "um verdadeiro visionário". "Ninguém era mais apaixonado por seu ofício do que Mike", disse ele. Nichols foi uma poucos artistas a ganhar os principais prêmios do entretenimento norte-americano - um Emmy, Grammy, Oscar e Tony.

O diretor era casado com a apresentadora da ABC News Diane Sawyer - sua quarta esposa - desde 1988, e deixa três filhos.