Topo

Curta-metragem brasileiro é finalista na disputa pelo Oscar

Curta brasileiro "O Caminhão do Meu Pai", de Mauricio Osaki - Reprodução
Curta brasileiro "O Caminhão do Meu Pai", de Mauricio Osaki Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/11/2014 08h04

"O Caminhão do Meu Pai", do paulista Mauricio Osaki, disputou com outros 140 filmes e foi escolhido como um dos dez finalistas para concorrer ao Oscar de melhor curta-metragem, em 2015. A lista de três a cinco indicados sai no dia 15 de janeiro. Assista ao trailer

Com toda equipe técnica brasileira e elenco vietnamita, o filme de Osaki é a primeira coprodução entre Brasil e Vietnã e foi exibido na Mostra Generation do Festival Internacional de Cinema de Berlim de 2013. 

Filmado em Hanói, em 2011, o curta conta a história da filha de um caminhoneiro que falta à escola por um dia para ajudar o pai, que transporta agricultores pelos campos de arroz do Vietnã. Porém, ela descobre a segunda atividade que seu pai executa, que é recolher cachorros e leva-los para um abatedouro.

Osaki também é diretor dos curtas "Lembrança" (2009) e "Quando Tudo Formiga" (2004). Ele também foi assistente de edição nos longas "O Banheiro do Papa" (2007) e "Chega de Saudade" (2007).

Outro brasileiro, "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", concorre com 82 filmes por uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar. O filme conta a história de Leonardo, um garoto cego de 15 anos, interpretado por Ghilherme Lobo, que procura ser independente em uma sociedade super-protetora. O jovem estudante do ensino médio se apaixona pelo amigo Gabriel (Fabio Audi), ao mesmo tempo em que desperta sentimentos pela também amiga Giovana. A cerimônia do Oscar está marcada para o dia 22 de fevereiro de 2015. 

Pré-indicados ao Oscar de melhor curta-metragem de ficção:

Aya, de Oded Binnun e Mihal Brezis

Baghdad Messi, de Sahim Omar Kalifa

Boogaloo and Graham, de Michael Lennox

Butter lamp (La Lampe Au Beurre De Yak), de Hu Wei

Carry on, de Yatao Li

My father's truck (O caminhão do meu pai), de Maurício Osaki

Parvaneh, de Talkhon Hamzavi

The phone call, de Mat Kirkby

SLR, de Stephen Fingleton

Summer vacation (Chofesh Gadol), de Tal Granit e Sharon Maymon