Topo

Morre aos 73 anos Jorgeh Ramos, dublador de "O Rei Leão" e "Aladdin"

O dublador Jorgeh Ramos, que morreu neste domingo Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

01/12/2014 11h29

Morreu neste domingo (30) em Porto Alegre, aos 73 anos, o dublador Jorgeh Ramos, uma das vozes mais conhecidas do cinema e da TV brasileiros.

Entre seus personagens mais famosos do cinema estão as vozes em português dos vilões Scar de "O Rei Leão" e Jafar de "Aladdin".

Desde os anos 1970, Ramos também era responsável pela locução de trailers anunciando a estreia de filmes, com o bordão "sexta, nos cinemas".

Nascido em Recife (PE) e radicado no Rio de Janeiro, Ramos também escrevia e dirigia espetáculos teatrais.

Entre outros trabalhos do dublador estão as vozes do pai de Kevin em "Esqueceram de Mim" e "Esqueceram de Mim 2", e de Arnold Scharzenegger na primeira dublagem de "O Exterminador do Futuro".

O dublador estava internado desde quarta-feira no Hospital Mãe de Deus, onde deu entrada com pneumonia. Ramos também era hipertenso, tinha problemas renais crônicos e vinha tratando um câncer há cerca de um ano.

De acordo com a assistente pessoal do dublador, Vêronica Cunha, ele trabalhou normalmente, gravando chamadas para TV e anúncios de filmes, até cerca de um mês atrás. O corpo será cremado em Porto Alegre, em cerimônia restrita à família. Depois, as cinzas devem ser levadas para o rio de Janeiro, para mais homenagens.

Veja cena de "O Rei Leão" em que Jorgeh Ramos dubla Scar

Veja cena de "Aladdin" em que Jorgeh Ramos dubla Jafar

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Morre aos 73 anos Jorgeh Ramos, dublador de "O Rei Leão" e "Aladdin" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade