Topo

"Hoje eu Quero Voltar Sozinho" não disputará Oscar de filme estrangeiro

Do UOL, em São Paulo

19/12/2014 15h27

O longa "Hoje eu Quero Voltar Sozinho", do diretor e roteirista Daniel Ribeiro, está fora da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou nesta sexta-feira (19) a lista dos nove longas que avançaram na disputa, sem a presença da produção brasileira.

Os longas que seguem na corrida pela estatueta são "Relatos Selgavens" (do diretor Damián Szifrón), da Argentina, "Tangerines" (Zaza Urushadze), da Estônia, "A Ilha dos Milharais" (George Ovashvili), da Georgia, "Timbuktu" (Abderrahmane Sissako), da Mauritania, "Lucia de B." (Paula van der Oest), da Holanda, "Ida" (Pawel  Pawlikowski), da Polônia, "Leviatã" (Andrey Zvyagintsev), da Rússia, "Força Maior" (Ruben Östlund), da Suécia e "Libertador" (Alberto Arvelo), da Venezuela.

"Foi muito bom para o filme, que nasceu super pequeno como um curta, chegar a ser escolhido pelo Brasil para concorrer ao Oscar. Só com isso a gente já estava muito feliz", contou ao UOL o cineasta Daniel Ribeiro, que ainda não sabia da notícia.

Para ele, apesar do filme não seguir na disputa, a indicação do Brasil já foi muito positiva para a trajetória do filme. "Acho que ajudou bastante. Gerou interesse de novo no filme, mais pessoas se interessaram."

Ribeiro contou que, nos últimos meses, fez exibições para os membros da Academia, que não são obrigados a ver todos os filmes concorrentes nesta fase. "Esse é o processo mais difícil, fazer essas pessoas verem o filme", afirma. "Foi legal, teve uma resposta bacana, mas tem uma concorrência muito grande, de filmes com distribuidoras gigantescas e que têm mais dinhheiro para fazer campanha, ou que têm um perfil maior, com diretores e atores famosos, que convencem mais."

Além das exibições para os eleitores do Oscar, "Hoje eu Quero Voltar Sozinho" estreou em nove cidades norte-americanas e teve recepção positiva da crítica, com elogios de veículos como o "The New York Times". O filme também foi vendido para outros 23 países.

Segundo Ribeiro, a lição que fica dessa experiência é a de deve continuar procurando falar com o público através de seus filmes. "O que eu sempre quis do filme é tentar alcançar o público. Mesmo que o personagem seja específico um garoto cego e homossexual, as pessoas conseguiram se identificar. Acho que isso a gente conquistou com esse filme, do tamanho que ele é, porque não é um blockbuster. Chegou muito longe. Para mim, o que fica é isso de continuar fazendo filmes que dialogam com as pessoas", conclui.

"Hoje eu Quero Voltar Sozinho" conta a história de Leonardo, um garoto cego de 15 anos, interpretado por Guilherme Lobo, que procura ser independente em uma sociedade super-protetora. O jovem estudante do ensino médio se apaixona pelo amigo Gabriel (Fabio Audi), ao mesmo tempo em que desperta sentimentos pela colega Giovana.

A última produção brasileira a disputar o Oscar de melhor filme estrangeiro foi "Central do Brasil", do diretor Walter Salles, em 1999. Na ocasião, o longa perdeu a estatueta para "A Vida É Bela", de Roberto Benigni.

O júri da Academia agora deve escolher, entre os 9 pré-selecionados, aqueles que concorrerão ao Oscar. A relação dos filmes que disputarão o prêmio maior do cinema sai em 15 de janeiro. A cerimônia de premiação acontece no dia 22 de fevereiro, no Dolby Theatre, em Los Angeles.

Trailer de "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho"