Topo

Atriz Luise Rainer, 1ª a ganhar 2 Oscars consecutivos, morre aos 104 anos

Soeren Stache/EFE
Imagem: Soeren Stache/EFE

Do UOL, em São Paulo

30/12/2014 11h28

Estrela de Hollywood nos anos 1930, a atriz Luise Rainer, a primeira a ganhar dois Oscars consecutivos, morreu aos 104 anos. A informação é do site da revista “Variety”.

Ainda adolescente, Rainer trabalhou como atriz de teatro sob direção do austríaco Max Reinhardt e depois apareceu em alguns filmes de língua alemã. Chamou atenção como talento da MGM, quando o estúdio buscava uma nova Greta Garbo. Seu primeiro filme de Hollywood foi “Escapade”, de 1935.

Depois, ela atuou em “Ziegfeld – O Criador de Estrelas”, no papel da mulher do empresário Florenz Ziegfeld. O trabalho lhe rendeu seu primeiro Oscar, em 1936. No ano seguinte, ela ganhou o Oscar de novo como atriz principal em “Terra dos Deuses”, adaptação do romance de Pearl Buck.
Os outros atores que ganharam dois Oscars consecutivos na história da premiação foram Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Jason Robards e Tom Hanks.

Após ter recebido seus dois Oscars, no entanto, Rainer quebrou seu contrato com a MGM, mudou-se para Nova York e só veio a aparecer em mais um filme de Hollywood: “Reféns” (1943). Depois, passou a morar em Londres.

Seu último papel no cinema foi uma adaptação de 1998 para o livro “O Jogador”, de Fyodor Dostoyevsky.

Rainer se casou com o dramaturgo Clifford Odets em 1937, mas o casamento só durou três anos. Em 1944, ela se casou novamente, com o Publisher Robert Knittel, que morreu em 1989.

A única filha da atriz, Francesca Knittel-Bowyer, afirmou à BBC que Rainer morreu de pneumonia em sua casa, em Londres.