Topo

Para empresa, 6 atacaram a Sony; FBI reitera que culpa é da Coreia do Norte

Do UOL, em São Paulo

31/12/2014 12h38

A empresa de segurança na internet Norse Corp, que está conduzindo sua própria investigação sobre os ciberataques sofridos pela Sony Pictures, afirmou na última segunda-feira (29) que identificou seis pessoas envolvidas no episódio, incluindo uma ex-funcionária do estúdio que vive nos Estados Unidos, além de participantes do Canadá, da Tailândia e de Cingapura. Esse anúncio fez com que o FBI divulgasse uma nota nesta quarta (31) reiterando suas suspeitas de que o ataque teve origem na Coreia do Norte. As informações são do site TheWrap.

A Norse Corp --que oferece serviços de inteligência contra hackers a seus clientes--, diz ter chegado a uma ex-funcionária com “extenso conhecimento” da rede e das operações da Sony. A empresa diz que sua investigação é independente do FBI e da apuração interna do estúdio.

O vice-presidente da Norse, Kurt Stammberger, disse que meia dúzia de suspeitos teve “envolvimento direto” com o ataque hacker, em ações que foram coordenadas com uso do conhecimento da ex-empregada do estúdio. Em uma declaração inicial, ele identificou essa antiga funcionária apenas como “Lena” e sugeriu que ela tenha ligações com o grupo de hackers autointitulado Guardiões da Paz. 

“Essa mulher estava precisamente na posição ideal e tinha o profundo conhecimento técnico de que precisava para localizar os servidores específicos que foram comprometidos”, contou Stammberger ao telejornal “CBS News”.

Tais declarações fizeram com que, nesta quarta-feira, o FBI reiterasse sua conclusão de que o ataque hacker seja norte-coreano. “O FBI concluiu que o governo da Coreia do Norte é responsável pelo roubo de dados da rede da Sony Pictures Entertainment”, declarou a agência de inteligência dos EUA, relembrando suas descobertas iniciais. O órgão avisa que a investigação está em curso.

“Não há nenhuma informação que tenha crédito para indicar que qualquer outro indivíduo seja responsável por esse ciberincidente”, continua o FBI. “O FBI está comprometido a identificar e perseguir os responsáveis por esse ato e trazê-los à Justiça. Como ainda é uma investigação em curso, nenhuma informação prévia pode ser dada neste momento.”