Russell Crowe critica atrizes mais velhas que reclamam de falta de papel
O ator Russell Crowe entrou em uma polêmica ao defender que atrizes mais velhas parem de reclamar da falta de papéis e desempenhem apenas personagens adequados a sua idade. Em uma entrevista à revista australiana “Women’s Weekly” há duas semanas, Crowe criticou atrizes que reclamam que a oferta de trabalho em Hollywood secou ao atingirem certa idade.
"Para ser honesto, eu acho que você vai descobrir que a mulher que está dizendo isso é a mulher que aos 40, 45, 48, ainda quer interpretar a ingênua, e não consegue entender por que ela é não sendo escalada para um papel de 21 anos", disse Crowe.
"Meryl Streep lhe dará 10 mil exemplos e argumentos para demonstrar que isso é besteira, assim fará Helen Mirren, ou quem quer que seja. Se você estiver disposto a viver em sua própria pele, você pode trabalhar como ator. Se você está tentando fazer de conta que você ainda é o fanfarrão novinho quando tiver a minha idade, isso simplesmente não funciona", acrescentou.
O comentário do ator australiano remete a reclamação feita, em setembro do ano passado, pela atriz Frances McDormand (“Mississipi em Chamas”, “Fargo”). “Basta observar o tipo de filme que chega às salas hoje em dia para perceber que não há muito espaço para mulher da minha idade no mercado”, disse a atriz de 57 anos, ao receber o prêmio Talento Visionário, no 71° Festival de Veneza.
No Brasil, Lima Duarte e Beatriz Segall são alguns dos consagrados atores veteranos que reclamam estão com dificuldades de encontrar papéis à sua altura na teledramaturgia brasileira. Ao UOL, Duarte reclamou da ausência de papéis para idosos nos folhetins e criticou a insistência em mostrar as pessoas mais velhas com perfis cômicos.
À revista, Crowe acrescentou que conhece uma atriz que negocia seu cachê em um filme dependendo de quantos filhos ela pode ter na trama. “Dá para acreditar? Este (personagem) era uma mulher com quatro filhos, e havia razões para que ela tivesse quatro filhos - principalmente, ela viveu em um clima frio e não havia nada a fazer, a não ser transar durante todo o dia - não fique discutindo, apenas desempenhe o papel!"
Reação
Escrevendo no site feminista “Jezebel”, a blogueira Rebecca Rose atacou Crowe: "ALERTA: o ator e personalidade de Hollywood Russell Crowe está farto de todas as velhas senhoras que se atrevem a querer ser escaladas para algo diferente das solteironas antigas”.
"Engraçado como Crowe não se preocupa em oferecer qualquer opinião sobre o incompreensível legado de homens de Hollywood que fazem papeis principais de românticos para mulheres 10, 20, 30, e às vezes 40 (!!!!!) anos mais jovem do que eles", acrescentou Rose. "Obrigado Crowe por nos lembrar, mais uma vez, que as mulheres são sempre desprezadas por fazer algo remotamente parecido com o que o seu colega macho já faz sem censura".
Outra blogueira, Amy Gray, do site Junkee.com, citou um relatório de 2013 sobre a diversidade de gêneros destacando as dificuldades que as atrizes mais velhas enfrentam em Hollywood. " Isso pode ser porque estamos mais propensos a querer assistir personagens principais com base na sua fuckability (termo usado para medir o quanto uma pessoa é sedutora e sexual) - e quanto mais velha a mulher fica, como qualquer executivo irá dizer-lhe, menos ‘fuckable’ ela se torna ".
Aos 50 anos, Crowe se colocou na mesma situação. "A questão é que você tem que estar preparado para aceitar que há fases na vida. Eu não posso ser o Gladiador para sempre", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.