Topo

Sony volta atrás e confirma estreia nacional de "A Entrevista" para 29/1

Do UOL, em São Paulo

06/01/2015 19h02

O polêmico "A Entrevista", que desde dezembro estava cancelado no país pela Sony "até segunda ordem", vai estrear no dia 29 de janeiro no Brasil. O anúncio foi feito nesta terça (6) pela Sony Pictures, confirmando a data original de estreia.

O longa conta a história de dois jornalistas (Seth Rogen e James Franco) recrutados pela CIA para exterminar o líder norte-coreano Kim Jong, o que motivou uma série de ataques de hackers aos estúdios em dezembro.

As ações foram assumidas pelo grupo norte-coreano Guardians of Peace of Peace, que divulgou na web centenas de informações confidenciais do estúdio, como roteiros de filmes inéditos e dados pessoais dos atores.

Agravando ainda mais a delicada relação diplomática entre Estados Unidos e Coreia do Norte, o vazamento culminou com o cancelamento das estreias nos Estados Unidos e no mundo, após hackers ameaçarem explodir salas de cinema.

Depois de sofrer críticas envolvendo o direito à liberdade de expressão, vindas inclusive do presidente Barack Obama, a Sony reconsiderou a estratégia incial e decidiu lançar o filme em apenas algumas salas americanas, no Natal.

Pouco antes, o estúdio já havia anunciado um acordo com Google para disponibilizar a história em plataformas como o YouTube Movies, Google Play, Xbox Video (Microsoft), além de um site lançado especialmente para exibir o filme.

Apesar dos imprevistos, a "A Entrevista" faturou mais de US$ 31 milhões em vendas on-line e na TV a cabo e outros US$ 5 milhões em cinemas, obtendo um retorno expressivo.