Topo

Público do UOL elege os filmes e atores preferidos do Globo de Ouro 2015

Do UOL, em São Paulo

09/01/2015 17h50

O público do UOL mostrou ser democrático ao escolher os melhores do Globo de Ouro 2015. Em enquete encerrada nesta sexta (9), dois dias antes da importante premiação, oito filmes diferentes terminaram em primeiro lugar nas nove categorias cinematográficas.

Apenas “O Grande Hotel Budapeste” foi eleito como o melhor em mais de uma –filme de comédia/musical e melhor ator de comédia/musical, com Ralph Fiennes.

Segundo os leitores do UOL, o principal prêmio do Globo de Ouro, o de melhor filme de drama, deveria ficar com “Boyhood - Da Infância à Juventude”, do cineasta Richard Linklater.

Os prestigiados prêmios de ator e atriz de drama, com Jennifer Aniston (“Cake”) e Jake Gyllenhaal (“O Abutre”). Já o de melhor diretor, com David Fincher, de “Garota Exemplar”.

FILME DE DRAMA

Cena de Boyhood - Da Infância à Juventude - Divulgação - Divulgação
"Boyhood", do diretor Richard Linklater
Imagem: Divulgação

1º lugar: “Boyhood - Da Infância à Juventude” (43,9% - 551 votos). A produção do diretor Richard Linklater, da trilogia "Antes do Anoitecer", "Antes da Meia Noite" e "Antes do Pôr do Sol", vem sob uma premissa curiosa. A história, sobre as transformações de um menino até a idade adulta, foi filmada durante 12 anos com o mesmo elenco –Ethan Hawke, Patricia Arquette, Ellar Coltrane e Lorelei Linklate. Uma uma viagem épica e intimista pela vida do personagem Mason (Coltrane), dos seis aos 18 anos: os primeiros amores, os conflitos em família, a mudança de escola e o sentimento constante de desgosto e admiração.

2º lugar: "A Teoria de Tudo", de James Marsh (17,8%- 224 votos)
3º lugar: "Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo", de Bennett Miller (17,8% - 223 votos)


FILME DE COMÉDIA/MUSICAL

Cena de "O Grande Hotel Budapeste", do diretor Wes Anderson - Twentieth Century Fox/Divulgação - Twentieth Century Fox/Divulgação
"O Grande Hotel Budapeste", do diretor Wes Anderson
Imagem: Twentieth Century Fox/Divulgação

"O Grande Hotel Budapeste", de Wes (38,7% - 449 votos). No filme, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado no período entre as duas guerras mundiais, e os dois tornam-se melhores amigos. Juntos, eles participam do roubo de um famoso quadro do Renascimento, da batalha pela grande fortuna de uma família e das transformações históricas durante a primeira metade do século 20.

2º lugar: "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)", de Wes Anderson (28% - 325 votos)
3º lugar: "Caminhos da Floresta", de Rob Marshall (24,3% - 282 votos)

DIREÇÃO

O diretor David Fincher faz um discurso ao receber o Globo de Ouro por "A Rede Social" (16/01/2011) - AP - AP
O diretor David Fincher, de "Garota Exemplar"
Imagem: AP

1º lugar: David Fincher - "Garota Exemplar" (32,1% - 357 votos). Baseado no livro homônimo de Gillian Flynn, o filme de David Fincher acompanha Nick Dunne (Ben Affleck), que reporta à polícia o desaparecimento de sua mulher (Rosamund Pike) no dia do aniversário de cinco anos de casamento dos dois. Sob pressão da polícia e da imprensa, a imagem de casamento perfeito começa a ruir e todos passam a se perguntar se Nick teria matado sua mulher.

2º lugar: Richard Linklater – “Boyhood” (30,8% - 342 votos)
3º lugar: Wes Anderson – “O Grande Hotel Budapeste” (17,1% - 331 votos)

ATRIZ DE DRAMA

Cena do filme "Cake", com Jennifer Aniston, Sam Worthington, Anna Kendrick - Divulgação - Divulgação
Jennifer Aniston em cena de "Cake"
Imagem: Divulgação

1º lugar: Jennifer Aniston - "Cake" (29,2% - 386 votos). A namoradinha da América Jennifer Aniston surpreendeu público e crítica com sua atuação e caracterização em "Cake". Com cicatrizes no rosto, cabelo oleoso e roupas largas, Aniston vive uma mulher que sofre de dores crônicas e depressão após um acidente. Segundo críticos, o papel pode representar uma mudança na carreira da atriz de 45 anos e uma possível indicação ao Oscar.

2º lugar: Rosamund Pike - "Garota Exemplar" (28,1%  - 372 votos)
3º lugar: Julianne Moore - "Para Sempre Alice" (28% - 371 votos)

ATRIZ DE COMÉDIA/MUSICAL

Julianne Moore em cena de "Para Sempre Alice" - Divulgação - Divulgação
Julianne Moore em cena de "Para Sempre Alice"
Imagem: Divulgação

1º lugar: Julianne Moore - "Mapa para as Estrelas" (27,6% - 326 votos). A atriz vive uma atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel principal da refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe, décadas atrás.

2º lugar: Amy Adams - "Grandes Olhos" (26,2% - 309 votos)
3º lugar: Emily Blunt - " Caminhos da Floresta " (17,5% - 207 votos)

ATOR DE DRAMA

Cena do filme "Abutre", do diretor Dan Gilroy - Divulgação - Divulgação
Jake Gyllenhaal em cena de "O Abutre"
Imagem: Divulgação

1º lugar: Jake Gyllenhaal - "O Abutre" (26,6% - 317 votos). O ator interpreta um jovem que, com dificuldade de encontrar emprego, decide entrar para o submundo do jornalismo criminal independente dos Estados Unidos. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.

2º lugar: Eddie Redmayne - "A Teoria de Tudo " (25,5% - 303 votos)
3º lugar: Benedict Cumberbatch - "O Jogo da Imitação" (21,6% - 257 votos)


ATOR DE COMÉDIA/MUSICAL

Ralph Fiennes em "O Grande Hotel Budapeste" - Divulgação - Divulgação
Ralph Fiennes em "O Grande Hotel Budapeste"
Imagem: Divulgação

1º lugar: Ralph Fiennes - "O Grande Hotel Budapeste" (35,3% - 391 votos). No filme, Fiennes encarna o tragicômico “monsieur” Gustave H., aplicado gerente do Grande Hotel Budapeste, que faz de tudo para manter inabalada a reputação do estabelecimento localizado em Nebelsbad, na ex-república de Zubrowka, na fronteira mais oriental da Europa.

2º lugar: Michael Keaton - "Birdman" (31,6% - 350 votos)
3º lugar: Bill Murray - "Um Santo Vizinho " (11,9% - 132 votos)

ATRIZ COADJUVANTE

Meryl Streep em cena de "Caminhos da Floresta" - Reprodução - Reprodução
Meryl Streep em cena de "Caminhos da Floresta"
Imagem: Reprodução

1º lugar: Meryl Streep - "Caminhos da Floresta" (34,8% - 893 votos). Onipresente em premiações, Meryl Streep é a assustadora bruxa no conto de fadas "Caminhos da Floresta". A atriz canta e lança feitiços no longa, que reúne diversos personagens de histórias infantis dos irmãos Grimm

2º lugar: Patricia Arquette - "Boyhood" (24,1% - 278 votos)
3º lugar: Emma Stone - "Birdman” (20,2% - 233 votos)

ATOR COADJUVANTE

Mark Ruffalo em "Foxcatcher" - Divulgação - Divulgação
Mark Ruffalo em "Foxcatcher"
Imagem: Divulgação

1º lugar: Mark Ruffalo - "Foxcatcher" (32,6% - 413 votos). O ator interpreta o atleta de luta greco-romana Dave Schultz, que é assassinado pelo magnata Jean du Pont no centro de treinamento que dá nome ao filme. O caso chocou o mundo do esporte nos anos 1990.

2º lugar: Edward Norton - "Birdman" (20,9% - 264 votos)
3º lugar: Ethan Hawke – “Boyhood” (19,6% - 248 votos)

Entre os filmes indicados mais cotados para levar prêmios, estão "Boyhood", "Birdman", "A Teoria de Tudo", "O Jogo da Imitação" e "Selma". Nas categorias de TV, os líderes em indicações são as séries "Fargo" e "True Detective".