Filmes e séries

SPCine anuncia divisão de recursos e promete lógica diferente da RioFilme

Avener Prado/Folhapress
Alfredo Manevy, diretor da SPCine Imagem: Avener Prado/Folhapress

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

A SPCine, empresa paulistana de fomento à criação, produção e distribuição audiovisual, anuncia nesta sexta-feira (27), no Rio Content Market (um dos principais eventos do mercado audiovisual do mundo), que os R$ 65 milhões de orçamento de 2015 serão divididos entre filmes de pequeno, médio, grande porte e conteúdos televisivos.

Ao UOL, o diretor Alfredo Manevy adiantou por telefone que, no primeiro semestre, conteúdo televisivo, filmes de pequeno e médio porte, e filmes de grande porte receberão igualmente, R$ 10 milhões cada. O edital para longas metragens, de R$ 20 milhões, será aberto no início de  março. As informações estarão no site da SPCine

A empresa foi inaugurada no final de janeiro com capital inicial da Ancine (R$ 15 milhões), da prefeitura de São Paulo (R$ 25 milhões) e do Estado (R$ 25 milhões). No entanto, a agência funcionará  com a lógica do investimento, participando dos resultados --ou seja: se um filme em que a SPCine investiu, a empresa também participará dos lucros. "Essa receita será pequena nos primeiros anos, mas acreditamos que em um ano já teremos uma taxa de retorno para compor o orçamento da empresa".

Aprendendo com erros e acertos de Rio Filmes

Por essa lógica de funcionar como investidora dos projetos, dependendo do retorno para sobreviver, a SPCine é bastante comparada à RioFilme, empresa de fomento cinematográfico da cidade do Rio de Janeiro, no mercado há 20 anos e que trabalhou com o investimento de R$ 42, 5 milhões em 2014.

A empresa do Rio, no entanto, vem recebendo muitas críticas dos profissionais do setor, que a acusam de investir somente em filmes com potencial lucrativo, como as comédias da Globo Filmes. No entanto, Manevy disse que a empresa paulistana vai aprender com os erros e acertos da RioFilme.

"São Paulo tem uma tradição forte em filmes de baixo orçamento, mais autorais. Vamos cuidar de tratar melhor os filmes de pequeno e médio porte. Mas também vamos desenvolver o grande lançamento, porque sem ele não teremos como disputar o grande público. Só 20% dele assiste o cinema nacional. É muito pouco".

Parceria internacional

A escolha de anunciar os investimentos no Rio Content Market, que conta com representantes do setor audiovisual de outros países, também indica a vontade da empresa de estabelecer parcerias internacionais. "É uma meta, sim, atrair filmagens e co-produções. Queremos acabar com a fama de São Paulo como a cidade mais difícil para se filmar do Brasil, fama que existe pela ausência de uma política local do passado".

Para estimular novas formas de narrativa, a SPCine também lança, em parceria com o Canadá, um edital para desenvolvimento de projetos em cinema, TV, transmídia e games, no valor de R$ 440 mil. "Investimos no desenvolvimento de projetos entre brasileiros e canadenses para que a produção já nasça em conjunto". 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
Reuters
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
AFP
Reuters
do UOL
Reuters
do UOL
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
Roberto Sadovski
Blog do Matias
do UOL
AFP
Colunas - Flavio Ricco
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
EFE
Colunas - Flavio Ricco
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
Cinema
Blog do Nilson Xavier
Topo