Topo

Harrison Ford sobrevive a acidente de avião na Califórnia; estado é estável

Do UOL, em São Paulo

05/03/2015 20h38

O ator Harrison Ford sofreu um acidente de avião nesta quinta (5), em Venice, na Califórnia, após relatar uma pane mecânica e ser obrigado a realizar uma aterrissagem forçada no campo de golfe Penmar Golf Course, próximo ao aeroporto de Santa Monica. A informação foi publicada pelos principais veículos de imprensa de Los Angeles. O ator, de 72 anos, também é piloto de pequenas aeronaves.

Em coletiva de imprensa realizada nesta tarde, em Los Angeles, oficiais do Corpo de Bombeiros afirmaram que ele foi atendido por uma equipe de emergência no local e, em seguida, transferido para o hospital Ronald Reagan UCLA Medical Center em "condição moderada", mas "alerta e consciente".

No atendimento, o ator apresentava vários cortes na região da cabeça, com marcas de sangue. De acordo com o "TMZ", Ford saiu andando do avião, antes da chegada do resgate.

O acidente aconteceu por volta das 14h24, horário de Venice às 19h24, no horário de Brasília. Momentos antes, Ford havia relatado um problema mecânico durante o voo. Não havia outros ocupantes na aeronave, o monomotor vintage Ryan PT-22 Recruit, utilizado em treinamentos durante a Segunda Guerra Mundial.

De acordo com o site "Mashable", o avião chegou a atingir árvores antes de tocar o chão. A parte dianteira, na altura da hélice, ficou totalmente destruída.

No hospital, o filho de Harrison, o chef de cozinha Ben Ford, tranquilizou os fãs postando uma mensagem em sua conta do Twitter. "Papai está OK. Baqueado, mas OK! Ele é realmente o cara que vocês pensam que ele é. Ele é um homem incrivelmente forte."

Ouça abaixo o áudio com o momento em que Harrison Ford relata o problema mecânico e solicita um retorno de emergência ao aeroporto de Santa Monica. Pelo registro, o ator não conseguiu fazer o retorno, o que o obrigou a realizar o procedimento de emergência.

O astro dos filmes "Star Wars", "Indiana Jones" e "Blade Runner" é um apaixonado por aviões e, anteriormente, já chegou a se envolver em outros acidentes, com aterrisagens de emergência.

"Eu amo a liberdade dos voos, os lugares que você pode ir.  Amo conhecer as pessoas da aviação. Ver o mundo da perspectiva de um avião. Amo voar", disse à rede ABC o ator, que em junho do ano passado quebrou a perna em um acidente no set filmagem de "Star Wars: Episódio VII".

Harrison Ford assiste ao clássico entre Lakers e Celtics no Staples Center - Jayne Kamin-Oncea-USA TODAY - Jayne Kamin-Oncea-USA TODAY
Harrison Ford assiste ao clássico entre Lakers e Celtics no Staples Center, em fevereiro
Imagem: Jayne Kamin-Oncea-USA TODAY

Ouça abaixo o áudio do momento em que Harrison Ford relata o problema mecânico e pede ajuda ao aeroporto de Santa Monica.

Tradutor: He is an incredibly strong man.