Topo

Morre Albert Maysles, influente documentarista - e "vovô do BBB"

21.jan.2013 - Albert Maysles posa para foto durante o festival de cinema de Sundance, nos EUA - Victoria Will/Invision/AP
21.jan.2013 - Albert Maysles posa para foto durante o festival de cinema de Sundance, nos EUA Imagem: Victoria Will/Invision/AP

Do UOL, em São Paulo

06/03/2015 15h22

Morreu nesta quinta-feira (5) o cineasta Albert Maysles, representante do chamado "cinema direto" - ou "cinema verdade" - e um dos mais influentes documentaristas do mundo. Maysles estava com 88 anos e sua morte foi provocada por causas naturais, segundo o site da revista "Variety".

Entre os trabalhos mais conhecidos de Albert Maysles estão o documentário "Gimme Shelter", que dirigiu com seu irmão e colaborador frequente David Maysles, morto em 1987, e que retrata em flagrante um assassinato no meio de um show dos Rolling Stones em Altamont, na Califórnia, em 1969.

Maysles também dirigiu "The Beatles: The First US visit", sobre a estreia do quarteto de Liverpool nos EUA, em 1964, e "Grey Gardens", história de uma tia e uma prima da ex-primeira dama Jacqueline Kennedy Onassis que viviam em uma casa literalmente caindo aos pedaços em 1973. A vida delas foi recontada no cinema em 2009 em um filme estrelado por Jessica Lange e Drew Barrymore.

Atualmente, Maysles trabalhava em um documentário sobre o artista plástico Keith Haring.

Inspirado por um movimento francês chamado "cinema verdade", o "cinema direto" do qual Maysles foi um dos principais difusores nos Estados Unidos consiste, entre outros aspectos, em uma maneira de documentar assuntos e personagens com a mínima interferência possível do cineasta. Em vez de conduzir a história com perguntas, narração em off ou um roteiro pré-definido, os adeptos do cinema direto acreditam em deixar que os fatos e pessoas se descortinem diante de suas lentes.

De certa maneira, Maysles pode ser considerado o avô de programas de reality show como o "Big Brother". Questionado, em 2002, em uma entrevista à "Folha de S. Paulo", sobre o que achava de atrações desse tipo, Maysles foi direto: "Não gosto disso. Essas pessoas só estão pensando em uma forma de entretenimento barato."

Foto dos bastidores do documentário "Gimme Shelter", de Albert Maysles e David Maysles - Divulgação - Divulgação
Foto dos bastidores do documentário "Gimme Shelter", de Albert e David Maysles
Imagem: Divulgação