Morre Albert Maysles, influente documentarista - e "vovô do BBB"
Morreu nesta quinta-feira (5) o cineasta Albert Maysles, representante do chamado "cinema direto" - ou "cinema verdade" - e um dos mais influentes documentaristas do mundo. Maysles estava com 88 anos e sua morte foi provocada por causas naturais, segundo o site da revista "Variety".
Entre os trabalhos mais conhecidos de Albert Maysles estão o documentário "Gimme Shelter", que dirigiu com seu irmão e colaborador frequente David Maysles, morto em 1987, e que retrata em flagrante um assassinato no meio de um show dos Rolling Stones em Altamont, na Califórnia, em 1969.
Maysles também dirigiu "The Beatles: The First US visit", sobre a estreia do quarteto de Liverpool nos EUA, em 1964, e "Grey Gardens", história de uma tia e uma prima da ex-primeira dama Jacqueline Kennedy Onassis que viviam em uma casa literalmente caindo aos pedaços em 1973. A vida delas foi recontada no cinema em 2009 em um filme estrelado por Jessica Lange e Drew Barrymore.
Atualmente, Maysles trabalhava em um documentário sobre o artista plástico Keith Haring.
Inspirado por um movimento francês chamado "cinema verdade", o "cinema direto" do qual Maysles foi um dos principais difusores nos Estados Unidos consiste, entre outros aspectos, em uma maneira de documentar assuntos e personagens com a mínima interferência possível do cineasta. Em vez de conduzir a história com perguntas, narração em off ou um roteiro pré-definido, os adeptos do cinema direto acreditam em deixar que os fatos e pessoas se descortinem diante de suas lentes.
De certa maneira, Maysles pode ser considerado o avô de programas de reality show como o "Big Brother". Questionado, em 2002, em uma entrevista à "Folha de S. Paulo", sobre o que achava de atrações desse tipo, Maysles foi direto: "Não gosto disso. Essas pessoas só estão pensando em uma forma de entretenimento barato."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.