Topo

Isabella Rossellini preside júri de mostra paralela em Festival de Cannes

A atriz Isabella Rossellini em Festival de Berlim, 2010 - Getty Images
A atriz Isabella Rossellini em Festival de Berlim, 2010 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

10/04/2015 10h17

A atriz Isabella Rossellini, filha de Ingrid Bergman e do cineasta Roberto Rossellini, irá presidir o júri de “Un Certain Regard”, mostra paralela da Seleção Oficial do Festival de Cannes. Os vinte filmes da mostra serão divulgados no próximo dia 16 de abril. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 10, na página oficial do festival.

A atriz de 62 anos começou no cinema ao lado do pai trabalhando no guarda-roupa de produções de televisão até estrear no cinema em “O Sol da Meia-Noite” (de  Taylor Hackford, em 1985).  “Veludo Azul" (de David Lynch, 1986), “A Odisseia” (de Andrei Konchalovsky, 1997) e “O Homem Duplicado” (de Denis Villeneuve, 2013) são alguns dos filmes em que atuou.

A 68ª edição do festival de Cannes este ano irá homenagear o centenário de Ingrid Bergman, falecida em 1982. A atriz sueca presidiu o júri do festival de Cannes em 1973. “Ela foi um ícone moderno, mulher livre, profissional audaciosa”, segundo o festival, além de ter sido “uma estrela hollywoodiana e figura do neorrealismo italiano sem nunca perder a graça e a simplicidade”.

Ingrid Bergman trabalhou sob a direção de nomes como Alfred Hitchcock, Roberto Rossellini e Ingmar Bergman. Contracenou ao lado dos grandes atores da época de ouro de Hollywood, como Cary Grant, Humphrey Bogart e Gregory Peck.

Durante o festival, Isabella também fará parte do tributo à mãe e estará presente na exibição do documentário inédito “In Her Own Words” (em inglês), de Stig Bjorkman. Ela ainda lançará sua própria produção “Ingrid Bergman Tribute” (em inglês) para celebrar os cem anos da mãe.

O festival de Cannes, um dos mais importantes eventos do cinema na Europa, acontece na Riviera Francesa, de 13 a 24 de maio. Isabella Rossellini anunciará o prêmio de “Un Certain Regard” na cerimônia de encerramento, na noite de sábado dia 23 de maio.