Topo

Curta mineiro disputa Cannes com elenco formado pelos pais do diretor

Cena de "Quintal"; curta do mineiro André Novais é estrelado pelos pais do cineasta - Divulgação
Cena de "Quintal"; curta do mineiro André Novais é estrelado pelos pais do cineasta Imagem: Divulgação

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

13/05/2015 06h00

Representante brasileiro na mostra paralela Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes, o curta mineiro “Quintal” tem um elenco especial para o diretor André Novais. Os próprios pais do cineasta, Maria José e Norberto Novais, vivem os protagonistas da história, contracenando com atores iniciantes e alguns até improvisados, ao estilo “Cidade de Deus”.

Apesar do baixo orçamento da produção, a escalação do elenco, é, na verdade, uma opção estética. Também acontece em “Ela Volta na Quinta”, longa de estreia do cineasta, exibido no Festival de Brasília do ano passado, e no curta “Pouco Mais de um Mês”, também selecionado para Cannes, em 2013.

“Isso tudo aconteceu de forma natural. Simplesmente funcionou. Experimentei fazendo um curta com eles, que nem está pronto ainda, de uma forma mais documental, com falas meio soltas. E eles desenvolveram bem frente às câmeras”, diz ao UOL Novais, que embarca com a família para a França na próxima sexta (15).

O diretor mineiro André Novais - Divulgação - Divulgação
O diretor mineiro André Novais
Imagem: Divulgação

As produções “caseiras”, com participação dos pais, amigos e conhecidos, viraram uma marca do cineasta. Rodado em cinco dias na casa da família, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, “Quintal” narra o pacato cotidiano do casal, mas com fortes toques ficcionais e de realismo fantástico, influência do escritor mineiro Murilo Rubião.  

A possibilidade de vencer a disputa, repetindo o feito do pernambucano Bruno Bezerra (o “Tião”) com os curtas “Muros” (2008) e “Sem Coração” (2014)este ao lado de Nara Normande, é algo longe do horizonte de expectativas de Novais. "Quintal" concorre com outras dez produções internacionais.

"Não estou pensando nisso [vencer], de verdade mesmo. Apenas ir até lá já é muito legal. Vai todo mundo feliz. E serve pra abrir portas. Vamos curtir o festival, curtir a família, e ver muitos filmes.”

Cinema de Contagem

André deu início à trajetória cinematográfica há seis anos, quando se uniu a três amigos e criou a Filmes de Plástico, em Contagem. A produtora conta hoje com 14 filmes finalizados. Dois projetos de novos longas já estão engatilhados. "Prefiro não falar sobre eles agora, ainda estamos na fase de desenvolvimento, captação."

Por causa da produção em série e do sucesso de títulos como “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa, vencedor da Mostra de Tiradentes de 2014, a imprensa local já vem chamando a cidade de “a capital mineira do cinema”. Rótulo que André rejeita.

“Tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo em Contagem, Belo Horizonte e inclusive no interior. O cinema brasileiro está passando por uma fase muito boa. Não tivemos longas este ano em Cannes, mas acho que vários filmes tiveram chance de entrar. Não entraram por algum motivo específico.”

A 47ª edição da Quinzena dos Realizadores de Cannes terá 19 longas e 11 curtas competindo. Este ano, a abertura será com “In the Shadow of Women” ('L'Ombre des Femmes'), do francês Philippe Garrel. O Festival de Cannes começa nesta quarta (13) e vai até o dia 24.

Pais do diretor, Norberto Novais, em cena de "Quintal"; filme disputa a mostra paralela Quinzena dos Realizadores de Cannes - Divulgação - Divulgação
Pais do diretor, Norberto Novais, em cena de "Quintal"; filme disputa a mostra paralela Quinzena dos Realizadores de Cannes
Imagem: Divulgação