Topo

Pablo Neruda ganhará cinebiografia com Gael García Bernal no elenco

O ator mexicano Gael García Bernal em cena de "No", do diretor chileno Pablo Larrain, com quem volta a trabalhar em "Neruda" - Divulgação
O ator mexicano Gael García Bernal em cena de "No", do diretor chileno Pablo Larrain, com quem volta a trabalhar em "Neruda" Imagem: Divulgação

Do UOL, em Cannes (França)

13/05/2015 11h22

"Neruda", cinebiografia do poeta chileno Pablo Neruda dirigida por Pablo Larraín (indicado ao Oscar por "No"), é um dos projetos anunciados neste primeiro dia de Mercado do Filme --espaço do Festival de Cannes onde produções são negociadas. O astro mexicano Gael García Bernal ("Diários de Motocicleta") foi confirmado no elenco, mas não como o protagonista --ele viverá um investigador que persegue o poeta.

"Neruda" vai focar sua ação entre 1946 e 1948, quando o poeta se filiou ao Partido Comunista do Chile, foi eleito senador, lutou contra a prisão de mineradores em greve, sofreu ameaça de prisão e escreveu o célebre "Canto Geral", poema de 231 versos em ode à América Latina. As informações são da "Variety".

O poeta será interpretado pelo chileno Luis Gnecco, estrela da série "Profugos", da HBO. O filme é uma co-produção entre Chile, Argentina, França e Espanha e as filmagens devem começar em junho.

Segundo a "Variety", "Neruda" é um dos projetos de maior destaque vindos da América Latina este ano, talvez impulsionado pelo Grande Prêmio do Júri que Larraín recebeu no Festival de Berlim 2015, com "El Club".