Filme da Islândia é vencedor da mostra "Um Certo Olhar" em Cannes
O filme "Hrútar" ("Rams") foi o vencedor da mostra paralela "Um Certo Olhar" do Festival de Cannes 2015, que teve 19 competidores este ano. O diretor Grimur Hakonarson recebeu o prêmio neste sábado da presidente do júri, a atriz Isabella Rossellini.
O longa gira em torno de dois irmãos, criadores de ovelhas, que passaram mais de 40 anos sem se falar. Eles se reconciliaram quando o rebanho da família se encontra em perigo devido a um surto de uma doença fatal para os animais.
"Acredito que seja uma história universal. É uma história sobre conflitos de família, mesmo sendo um filme islandês, que parece tocar os corações dos espectadores", disse o diretor.
O croata "Zvizdan", de Dalibor Matanic, ficou com o prêmio do júri. O cineasta japonês Kiyoshi Kurosawa levou o prêmio de direção por "Kishibe No Tabi" ("Journey to the Shore").
Já o romeno Corneliu Porumboiu recebeu o prêmio especial "Um Certo Talento" pela "narração magistral" de "Comoara" (“The Treasure”).
Um prêmio especial para promessas futuras foi concedido a Ida Panahandeh, do Irã, por “Nahid” e Neeraj Ghaywan, da Índia, por “Masaan” ("Fly Away Solo").
Além de Rossellini, formaram o júri o ator Tahar Rahim, o diretor Panos H. Koutras e as cineastas Nadine Labaki e Haifaa al-Mansour. Os vencedores da competição principal serão anunciados no domingo.
* Com informações da Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.