Topo

Atriz de "Star Trek" é internada nos Estados Unidos após sofrer AVC

A atriz Nichelle Nichols, a tenente Uhura de "Star Trek" - Albert L. Ortega/Getty Images
A atriz Nichelle Nichols, a tenente Uhura de "Star Trek" Imagem: Albert L. Ortega/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/06/2015 16h14

A atriz americana Nichelle Nichols, de 82 anos, que interpretou a personagem Nyota Uhura em "Star Trek", foi hospitalizada nesta quarta-feira (3), após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). A informação foi publicada no "TMZ".

Segundo o site, a atriz foi encaminhada de ambulância de sua residência até um hospital. De acordo com um representante citado, ela está acordada e descansando em um "confortável quarto de hospital em Los Angeles".

A internação foi comentada pelo ator George Takei, que contracenou com Nichelle na série na pele do comandante Sulu. "Ficamos sabendo que Nichelle Nichols foi levada ao hospital. Não temos nenhum diagnóstico da condição dela, mas nossos pensamentos estão com ela", escreveu.

Ex-cantora de jazz, Nichelle Nichols apareceu na série original "Star Trek" e em seis filmes da franquia. O último, "Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida", foi lançado em 1991.

A atriz marcou época na televisão e cinema dos Estados Unidos como uma das primeiras negras a interpretar um papel importante em uma história, longe dos estereótipos de empregada doméstica ou mera subalterna.

A personagem atuou como chefe de comunicações e, posteriomente, comandante da nave Enterprise. Também protagonizou, em 1968, o primeiro beijo inter-racial transmitido nos Estados Unidos, com o ator William Shatner (o Capitão Kirk). Por causa do pioneirismo nas telas, Nichelle chegou a ser homenageada pelo ativista Martin Luther King.