Topo

Produtor de "Rocky" e "Touro Indomável", Robert Chartoff morre aos 81 anos

O produtor norte-americano Robert Chartoff em imagem de junho de 2007 - Charley Gallay/Getty Images
O produtor norte-americano Robert Chartoff em imagem de junho de 2007 Imagem: Charley Gallay/Getty Images

Curtis Skinner

De San Francisco, nos EUA

11/06/2015 11h55

O produtor norte-americano Robert Chartoff, nome por trás de filmes de sucesso como os cinco longas da saga "Rocky" (de 1976 a 1990) e "Rocky Balboa" (2006), com Sylvester Stallone, e "Touro Indomável" (1980), com Robert De Niro, morreu na última quarta-feira (10), na Califórnia, aos 81 anos.

A filha de Chartoff, Julie Chartoff, disse à rede CNN que o pai morreu em casa, em Santa Monica, cercado pela família. "Ele era um pai e uma pessoa maravilhosos. Não há palavras", declarou.

Nascido em 26 de agosto de 1933, Chartoff dividiu em 1977 o Oscar de Melhor Filme com seu parceiro Irwin Winkler pelo primeiro "Rocky", escrito e estrelado por Stallone. A dupla então seguiria para produzir os demais longas da série.

O produtor também foi indicado ao segundo Oscar, em 1981, por produzir o filme "Touro Indomável", de Martin Scorsese, sobre o pugilista meio-pesado Jake La Motta. Durante as gravações, De Niro precisou engordar 30 quilos, para interpretar o lutador após a aposentadoria. Para que desse tempo de o ator ganhar peso, as filmagens foram suspensas por dois meses. Pelo papel, De Niro levou a estatueta do Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator em 1981.

O filme mais recente produzido por Chartoff , "Creed", é uma continuação da série "Rocky" e está em fase de pós-produção. Nele, Stallone viverá novamente o personagem mais famoso de sua carreira, mas o enredo se concentra na história de Adonis Creed, neto do personagem Apollo Creed (presente no "Rocky" 1 ao 4), amigo e ex-adversário do "Garanhão Italiano".

O novo longa será estrelado por dois pugilistas que estão em atividade no boxe profissional: Andre Ward e Tony Bellew. Já Adonis será interpretado pelo ator Michael B. Jordan. A direção é de Ryan Coogler, que conduziu as filmagens em Las Vegas e na Filadélfia no início do ano.

Os produtores Robert Chartoff (dir.) e Irwin Winkler com Stallone ao receber o Globo de Ouro por "Rocky", em 1977 - AP  - AP
Os produtores Robert Chartoff (dir.) e Irwin Winkler com Stallone ao receber o Globo de Ouro por "Rocky", em 1977
Imagem: AP