Topo

Roteiro de Kubrick sobre Guerra Civil dos EUA será filmado como trilogia

O cineasta Stanley Kubrick, que morreu em 1999; roteiro original será transformado em trilogia - Reprodução
O cineasta Stanley Kubrick, que morreu em 1999; roteiro original será transformado em trilogia Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/06/2015 18h23

O cineasta Marc Foster (“Guerra Mundial Z”) vai filmar um roteiro original de Stanley Kubrick sobre a Guerra Civil Americana. “The Downslope”, que foi escrito em 1956 pelo diretor de “Laranja Mecânica”, será produzido e dirigido por Foster como uma trilogia.

O roteiro de “The Downslope” é centrado em uma série de batalhas no vale de Shenandoah, Estado de Virgínia, entre as tropas lideradas pelo general George Armstrong Custer, da União, contra os confederados sob o comando do coronel John Singleton Mosby, que também era conhecido como o “Fantasma Cinza”. Os embates entre essas duas tropas tornaram-se um lendário círculo de vingança.  

Kubrick desenvolveu o projeto junto com Shelby Foote, que era historiador da Guerra Civil, e passou anos estudando e escrevendo o roteiro, assim como criando mapas e fazendo anotações de como ele poderia rodar o filme.

“Foi dado a nós o privilégio único de produzir um roteiro de Stanley Kubrick, o que ninguém teve a oportunidade de fazer”, disse Lauren Selig, que produz o filme junto com Marc Foster. “O primeiro filme da trilogia que planejamos, escrito por Kubrick, chama a atenção por ilustrar um momento crucial na história em torno do final da Guerra Civil Americana.”

Os outros dois filmes da trilogia vão expandir a história original de Kubrick como uma jornada pelo oeste dos EUA, no pós-guerra.

Kubrick, que morreu em 1999, foi indicado a 13 Oscars –pela direção, produção e roteiro de “Dr. Fantástico”; direção, roteiro e efeitos especiais de “2001: Uma Odisseia no Espaço”; direção, produção e roteiro de “Laranja Mecânica”; direção produção e roteiro de “Barry Lyndon”; e pelo roteiro de “Nascido para Matar”. Ele ganhou o Oscar de efeitos visuais por “2001”. Além disso, dirigiu “Lolita”, “O Iluminado” e “De Olhos Bem Fechados”.