Topo

"Chorei quando Horner tocou no piano o tema de Titanic", diz James Cameron

Do UOL, em São Paulo

23/06/2015 19h19

O cineasta James Cameron, que trabalhou em três filmes com o compositor James Horner, que morreu nesta segunda (22) em em um acidente aéreo, relembrou sua relação profissional com o músico em um artigo publicado no site da revista "The Hollywood Reporter".

No texto, Cameron diz que vinha pensando muito em Horner nos últimos tempos. Ele descreve o amigo como um profissional dedicado, capaz de assistir 30 horas de filme para captar o sentimento da história e, assim, compor a melhor trilha sonora.

O diretor de "Titanic" também revela que chorou quando ouviu os primeiros rascunhos das músicas do filme, executadas por Horner ao piano.

Veja abaixo os principais trechos do depoimento

"Nós só trabalhamos juntos três vezes, em três décadas diferentes. Em 'Aliens', "Titanic' e 'Avatar'. O conheci em 'Mercenários das Galáxias', que foi o meu primeiro filme em que recebi um salário (...) A música era absolutamente a melhor coisa do longa. Foi uma trilha totalmente orquestrada, sem efeites de sintetizador."

"Ele era a escolha óbia para 'Aliens', mas nós tivemos um início ruim. Era uma época na carreira dele em que estava trabalhando demais. Ele gravou a trilha toda em um dia e meio em Londres e foi embora. Acabamos tendo de editar as músicas nós mesmo. Ele recebeu uma indicação ao Oscar e agradeceu a mim depois, mas nós concordamos que aquela não era a melhor maneira de trabalhar."

"Ele comprometeu-se totalmente com 'Titanic'. Arranjou tempo para assistir talvez a 30 horas de filmagens para absorver o sentimento do filme. Eu perguntei se poderia escrever algumas melodias (...) Eu dirigi até a casa dele e ele sentou-se ao piano e disse: 'Eu vejo isso como o tema principal para o navio'. Ele tocou pela primeira vez e eu comecei a chorar. Depois, tocou o tema de Rose e eu estava chorando de novo. As músicas eram tão agridoces e emocionalmente ressonantes (...) Não importa como o filme acabou se saindo, e ninguém sabia como se sairía naquele pontopoderia ter sido um desastre—, mas eu sabia que teria uma grande trilha sonora."

"'Avatar' foi, em alguns aspectos, o filme mais complicado. A história não se presta a grandes temas, impossibilitando o caminho traçado pela trilha de Titanic. Ele fez um monte de pesquisas em etnomusicologia para encontrar sons diferentes. Fez muita experimentação. A música é um pouco mais rica do que talvez as pessoas percebem. Quando você começa a estratificar todo o design sonoro e um pouco da textura da trilha,  fica perdido na mistura. Acabei tendo de lutar pela trilha, como você costuma fazer. Os compositores sempre acham que a música deveria ser mais proeminente."