Topo

Spielberg adaptará livro do autor de "Jurassic" sobre pessoas em miniatura

Capa da edição americana de "Micro", de Michael Crichton e Richard Preston - Divulgação
Capa da edição americana de "Micro", de Michael Crichton e Richard Preston Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/06/2015 16h56

Os estúdios DreamWorks, de Steven Spielberg, adquiriram os direitos do livro “Micro”, de Michael Crichton, mesmo autor de “Jurassic Park”. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26), pelo presidente executivo da impresa, Michael Wright.

A história é focada em um grupo de universitários que são levados ao Havaí para trabalhar em uma misteriosa companhia de biotecnologia. Lá, eles são alvo de uma experiência que faz seu tamanho diminuir. Em miniatura, eles são jogados em uma floresta, onde têm apenas seus conhecimentos científicos para se defender.

“Micro” ainda não havia terminado de ser escrito quando Crichton morreu em 2008. O livro foi posteriormente finalizado pelo escritor Richard Preston e se tornou um best-seller nos EUA.

“Nós estamos muito felizes de ter a oportunidade de lançar [o filme] ‘Micro’”, disse Steven Spielberg. “Para Michael, o tamanho tamanho é tão importante para os enormes dinossauros de ‘Jurassic’ quanto para os humanos em miniatura de ‘Micro’”.

“Michael Crichton estava entusiasmado, apaixonado e investiu em ‘Micro’, uma história que ele levou anos para pesquisar e desenvolver”, disse Wright. “Era mais uma oportunidade de ele explorar o conflito entre ciência e natureza, vista pelos olhos daqueles personagens. Michael também escreveu a história em termos cinematográficos e ficaria feliz de ver ‘Micro’ ganhar vida na tela grande pela DreamWorks.”

Em 2009, a empresa também adquiriu os direitos de outra obra póstuma de Crichton, “Pirate Latitudes”. Os livros do autor venderam mais de 200 milhões de cópias ao redor do mundo e foram traduzidos para 40 idiomas. Ele ainda o único artista criativo na história cujos trabalhos alcançaram o primeiro lugar na televisão dos EUA, no cinema e entre os livros mais vendidos. Seus romances deram origem a 15 adaptações, entre elas “Jurassic Park”, “O Mundo Perdido” e “O Enigma de Andrômeda”. O autor ainda criou o enredo do filme “Inteligência Artificial” e escreveu o roteiro de diversos outros longas.