Topo

Diretor promete Katniss mais ativa em último "Jogos Vorazes"; veja teaser

Beatriz Amendola

Do UOL, em San Diego (EUA)

09/07/2015 16h11Atualizada em 10/07/2015 01h04

A despedida de "Jogos Vorazes" promete uma Katniss mais ativa do que em "A Esperança - Parte 1". Se o penúltimo filme da saga foi mais focado na parte política da rebelião iniciada pelo Distrito 13, o novo terá a heroína de volta à ação, contou a equipe do longa.

"É aqui que a Katniss volta à ação. Ela ficou meio de lado no último filme, cuidando de algumas coisas, mas agora ela realmente volta", afirmou o diretor Francis Lawrence nesta quinta (9), durante painel do filme na San Diego Comic-Con, um dos maiores eventos de cultura pop do mundo.

A volta à ativa de Katniss aparece já no novo teaser exibido no evento (veja no topo): uma peça de propaganda dos rebeldes, em que a heroína aparece com um uniforme de guerra vermelho (o mesmo do pôster e do teaser divulgados na quarta), em meio a um exército todo vestido de branco.

Pela última vez na Comic-Con com o filme, Jennifer Lawrence (Katniss Everdeen), Josh Hutcherson (Peeta), Liam Hemsworth (Gale) e Willow Shields (Prim) comentaram o fim das filmagens. "Quando acabamos de gravar, eu, Jen e Josh nos abraçamos, emocionados", contou Hemsworth. "Nós nos abraçamos por uma hora", brincou Lawrence. "Não há como dizer isso sem dar início a boatos, mas nós nos abraçamos e dormimos como cachorrinhos", completou ela.

Lawrence contou que se emocionou quando teve que voltar ao set para gravar algumas cenas adicionais. "Voltamos ao local da primeira cena de todas para gravar, e foi muito forte. Eu chorei muito naquele dia".

"Esses filmes mudaram minha vida", disse a atriz. "Esses caras [Hutcherson e Hemsworth] me mudaram. Amo vocês. Acho que as mudanças que aconteceram na minha vida depois deste filme foram tão permanentes que não vou me despedir de verdade. Ele estará sempre comigo".

A atriz também disse que, dos figurinos deslumbrantes que sua personagem exibe, ela gostaria de levar para casa o vestido de casamento de "Em Chamas" e os trajes aquáticos usados nos Jogos Vorazes. "Seria muito divertido ir com eles para a praia".

Ao comentar sobre o destino de Peeta, Hutcherson contou que o último filme mostrará a recuperação do personagem: "É uma longa estrada para a recuperação, há alguns percalços no caminho, mas vemos Peeta no Distrito 13, tentando se recuperar. Estão tentando reabilitá-lo e usá-lo para a causa".

O ator também contou que gostou de interpretar os momentos de loucura do personagem. "Eu não grito com ninguém no meu dia a dia, mas no filme tive de fazer isso e me levar a um extremo. Foi bom saber que consigo chegar a esse ponto".

Shields, que interpreta a irmã mais nova de Katniss, contou que os papéis se invertem no último filme: "Prim cresceu e agora é ela quem cuida da Katniss". Para ela, a relação das duas irmãs é "bonita e genuína".

O diretor Francis Lawrence garantiu que a conclusão da saga cinematográfica irá agradar aos fãs que leram os livros de Suzanne Collins. "Temos que fazer mudanças, mas acho que quem gostou do fim do livro vai amar o fim do filme, é emocionante", disse o cineasta, que considera o último longa sua parte favorita da franquia.

Clima descontraído.

Iniciado ao som de tambores de guerra, o painel de "Jogos Vorazes" foi marcado por um clima bem à vontade entre os protagonistas. Ao se enrolar na hora de responder a uma pergunta, Lawrence viu Hemsworth rindo e não perdoou: "Estou tentando responder de uma forma que não seja cafona. Não ria de mim, você não vê como é difícil?".

A atriz também fez piada de si mesma quando teve dificuldades em responder a uma fã que perguntou se ela leva algum aprendizado de seus personagens depois que acaba os trabalhos. "Eu queria que muito da Katniss ficasse em mim. Nada em nós é igual, porque ela é corajosa e eu sou.. uma atriz", brincou, perdendo o raciocínio. "O que tenho na minha cabeça é interessante... Alguma coisa foi entregue a Katniss, assim como esse filme foi entregue a mim. Obrigada pela pergunta incrível,  e desculpe pela resposta horrível".

Em outro momento, Hemsworth e Hutcherson brincaram ao serem interrompidos por Lawrence, quando comentavam uma cena em que atuam juntos. "Eu achava que nós não tínhamos segredos", disse a atriz. Hemswoeth então emendou: "Nós temos uma cena muito emocionante, e pode haver um beijo entre eu e Josh".

O ator também mostrou bom-humor ao comentar sobre que conselho daria para Gale, que disputa o coração de Katniss com Peeta. "Diria: cara, há muitos peixes no mar".

Sem miséria com os fãs, a equipe do filme também exibiu pela primeira vez o novo trailer, que mostra Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) empunhando seu arco e flechas e deixando o Distrito 13 para marchar sobre a Capital com os rebeldes. "É agora que a Katniss volta à ação. Ela finalmente vai atrás [do presidente] Snow e temos verdadeiras cenas de batalha", comentou o diretor Francis Lawrence.

"Jogos Vorazes: A Esperança - O Final" estreia em 19 de novembro.