Topo

Com fogos de artifício, concerto de Star Wars emociona fãs

Beatriz Amendola

Do UOL, em San Diego (EUA)

11/07/2015 02h57

Após um painel cheio de surpresas, incluindo Harrison Ford, Carrie Fisher e Mark Hamill, os fãs de "Star Wars" tiveram um encerramento emocionante na San Diego Comic-Con, nesta sexta-feira (10): os mais de 6.000 fãs presentes no disputado Hall H foram levados para um concerto com músicas marcantes da saga cinematográfica --que ganhará um novo episódio, "O Despertar da Força", em dezembro.

Conduzida pela Orquestra Sinfônica de San Diego, a apresentação, que começou por volta das 20h15 (horário local) e durou cerca de 45 minutos, teve início com "The Imperial March", o tema do vilão Darth Vader, e prosseguiu mesclando as músicas com cenas dos filmes, exibidas em um telão no meio do palco. Animados, os fãs aplaudiam tanto as músicas quanto as cenas, como o selinho de Leia e Luke.

Como não poderia deixar de ser, o final ficou por conta da música tema de "Star Wars",  acompanhada por um exuberante show de fogos na baía de San Diego. Em estado de catarse, o público se alternava entre os fogos e a orquestra.

Surpresa

Escoltado por stormtroopers, o público do painel de "Star Wars" pegou credenciais específicas para o concerto, contornou o Centro de Convenções e caminhou até um espaço na marina da cidade californiana, onde foi montada uma grande estrutura, com palco e barracas de comida. Apesar do grande número de pessoas, a caminhada até la transcorreu de forma tranquila, sem tumultos, mesmo quando passaram os carros que levavam os atores e o diretor J.J. Abrams.

Chegando ao local do show, os fãs ganharam um mimo especial: sabres de luz, que acendem e fazem sons como os dos filmes. Enquanto o show não começava, vários grupos de amigos se divertiam com os sabres e lutavam.

O concerto começou por volta das 20h15, quando Abrams e Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, subiram ao palco. "Queremos agradecer vocês por andarem aqui de forma tão organizada. Isso foi extraordinário", disse o cineasta, que chamou ao palco todo o elenco principal de "O Despertar da Força".

John Williams, compositor da trilha sonora de "Star Wars", não pôde estar presente e enviou um vídeo para pedir desculpas ao público. "Sinto muito por não poder estar aí hoje, mas reuni alguns dos meus momentos favoritos da trilha. E vocês estarão acompanhados por uma das minhas orquestras preferidas. Divirtam-se, e que a força esteja sempre com vocês".

Fãs aprovam

O concerto foi mais do que aprovado pelos fãs da saga. As amigas Lizzie e Christina, de San Diego, descreveram o evento como "incrível". "Pensamos que fôssemos ganhar uma camiseta, um adesivo, mas esse foi um concerto inteiro, com sabres de luz de graça", disse Lizzie. A amiga completou: "Nós estávamos acampando desde as 21h30 de quarta-feira e valeu a pena, valeu muito a pena".

Joe Erick, veterano de Comic-Con, ressaltou que nunca havia visto nada desse tipo. "Venho aqui há 16 anos e esse é o final mais incrível de uma noite de 'Star Wars' que já vi, quer dizer, de toda a Comic-Con. Foi o melhor", disse ele, que faz parte de um fã-clube dedicado aos filmes.