Topo

Júri declara culpado homem que matou 12 em cinema dos EUA durante "Batman"

James Eagan Holmes, autor do massacre que deixou 12 mortos em Aurora (Colorado), foi considerado culpado pelo júri nos EUA - Reuters
James Eagan Holmes, autor do massacre que deixou 12 mortos em Aurora (Colorado), foi considerado culpado pelo júri nos EUA Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/07/2015 20h44

Em 2012, James E. Holmes estava em uma sessão de cinema durante a estreia de "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" na cidade de Aurora, no Estado de Colorado, quando começou a atirar contra a plateia. Nesta quinta (16), ele foi considerado culpado por todas as suas 165 acusações criminais, incluindo 12 homicídios em primeiro grau.

Holmes, 27 anos, foi julgado pelo ataque realizado em 20 de julho de 2012, que deixou 12 mortos e 70 feridos em uma das piores chacinas da história dos Estados Unidos. 

O atirador poderia ter sido considerado inocente, caso o júri aceitasse a tese da defesa, que alegava  insanidade. O objetivo era levá-lo para o Instituto de Saúde Mental Colorado em Pueblo, Colorado.

Na próxima quarta-feira (22), será revelada a sentença de Holmes, que corre o risco de ser condenado à morte.

O Massacre

No dia do massacre, Holmes comprou um bilhete e entrou no cinema normalmente junto com os outros espectadores. Entre os 30 e 40 primeiros minutos de exibição do filme, ele abriu uma das portas de emergência do cinema, próxima de onde havia estacionado o seu carro, e a travou. Em seguida, libertou uma bomba de gás e começou a atirar a esmo contra a plateia com um fuzil AR-15.

Alguns dos disparos atravessaram as paredes do cinema e feriram pessoas na sala ao lado, onde o mesmo filme estava sendo exibido. As vítimas contaram que inicialmente não se deram conta do ataque e pensaram que o barulho de tiros vinha da tela.

O atirador foi preso ainda no estacionamento do shopping. No seu carro, foram encontradas armas e uma grande quantidade de munição. Ele estava com o cabelo tingido de vermelho e dizia ser o Coringa, arqui-inimigo do Batman. Em seu apartamento, localizado a 6 km do shopping, havia um sofisticado aparato de explosivos preparado para detonar assim que alguém entrasse.