Topo

Para autor de "Game of Thrones", "Homem-Formiga" é melhor que "Vingadores"

Do UOL, em São Paulo

22/07/2015 20h15

Grande fã da Marvel, o autor da série “Game of Thrones”, George R.R. Martin, escreveu suas opiniões sobre o mais recente filme inspirado em um super-herói da editora. “Alguns críticos estão dizendo que 'Homem-Formiga' é o melhor de todos os filmes da Marvel, Eu não iria tão longe, mas está quase lá, talvez o segundo [melhor] após o segundo filme do ‘Homem-Aranha’, de Sam Raimi/Tobey Maguire, aquele com o Doutor Octopus”, opinou em um texto publicado em seu blog pessoal.

Segundo Martin, para quem “Homem-Formiga” “tem uma história com um balanço adequado”, de humor e ação, o filme é melhor do que outros longas recentes com heróis da editora.

“Eu gostei da maioria dos filmes da Marvel, com certeza eu ainda sou um garoto-fã da Marvel de coração, mas gostei mais desse do que do primeiro ‘Vingadores’ e muito mais do que do segundo. Mais também do que de ‘Thor’, mais do que do segundo e terceiro ‘Homem de Ferro’ e talvez um tiquinho mais do que do primeiro (apesar de eu gostar muito desse também).”

george R.R. - Kevin Winter/AFP - Kevin Winter/AFP
O escritor George R.R. Martin
Imagem: Kevin Winter/AFP
Martin, no entanto, não gostou muito de o filme ter usado a versão de Scott Lang (Paul Rudd, no filme) como Homem-Formiga, em vez da original dos quadrinhos, que é Hank Pym (no longa, vivido por Michael Douglas), mas disse que se surpreendeu no final do filme e ficou satisfeito.

“Eu estava ansioso pelo filme, mas igualmente apreensivo sobre isso, especialmente quando ouvi falar que seria Scott Lang, não Hank Pym”, escreveu. “Estou aliviado e satisfeito em dizer que eles fizeram o que era certo.”

Apsesar de ter gostado tanto do filme, Martin também mencionou alguns “defeitos” que encontrou, que incluem as habilidades dos vilões da Marvel e a ausência da super-heroína Vespa.

“Onde estava a Vespa? Tivemos alguns vislumbres e uma pista para o próximo filme. Mas eu queria mais Vespa e amei a velha dinâmica original de Hank/Janet”, escreveu, citando a personagem Janet Van Dyne, vivida no filme por Hayley Lovitt. 

“Fora isso, apesar de o Jaqueta Amarela fazer um vilão decente aqui (nos quadrinhos, é claro, ele era na verdade uma das identidades posteriores de Hank, depois do Gigante e Golias), eu estou cansado dessa alegoria de filme da Marvel em que o vilão tem os mesmos poderes do herói. O Hulk lutou contra o Abominável, que era só um Hulk mau. O Homem-Aranha enfrentou Venom, que era apenas um Homem-Aranha mau. Homem de Ferro lutou contra o Monge de Ferro, um Homem de Ferro Mau. Yamn. Eu quro mais filmes onde o herói e o vilão tem poderes bem diferentes. Isso torna a ação muito mais interessante.”