Topo

Estúdios de Hollywood processam sites de streaming e download ilegais

Logo do grupo MovieTube, que está sendo processado por estúdios de cinema - Reprodução/Facebook
Logo do grupo MovieTube, que está sendo processado por estúdios de cinema Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

25/07/2015 09h59

Os seis maiores estúdios de Hollywood se uniram para derrubar um grupo de mais de 30 sites de streaming e download ilegais, que operam sob o nome de MovieTube. Disney, Paramount, Sony/Columbia, Universal, 20th Century Fox e Warner Bros deram início ao processo na última sexta-feira (24), em um tribunal de Nova York, de acordo com o site Deadline.

O MovieTube e seus sites são acusados de violação de direitos autorais e marcas registradas. De acordo com o processo, os sites do grupo admitem que suas ações constituem pirataria e infringem as leis dos Estados Unidos, mas alegam que não precisam respeitá-las por não serem uma empresa do país.

Por enquanto, as identidades dos responsáveis pelo grupo não são conhecidas, então o processo não nomeia especificamente nenhuma pessoa ou empresa.

Os estúdios ainda pedem à Justiça que sites de conteúdo e mídias sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr e Youtube, sejam obrigados a parar de disponibilizar seus serviços aos réus, devido às violações de direitos autorais.

A reparação buscada pelas empresas consiste na recuperação do lucro ganho pelos réus com a violação dos direitos autorais e em indenizações previstas na lei norte-americana, incluindo US$ 150 mil para cada violação.