Topo

Festival de Gramado começa sem estrelas, mas com bons filmes

O Festival de Cinema de Gramado, na serra gaúcha, foi aberto oficialmente no fim da tarde desta sexta (7) - Marcello Sá Barretto / AgNews
O Festival de Cinema de Gramado, na serra gaúcha, foi aberto oficialmente no fim da tarde desta sexta (7) Imagem: Marcello Sá Barretto / AgNews

Mariane Zendron

Do UOL, em Gramado

07/08/2015 23h50

Nenhuma estrela passou pelo tapete vermelho na primeira noite do Festival de Gramado, que vai até o dia 15 de agosto na serra gaúcha, mas o evento abriu a 43ª edição com bons filmes, o curta "Ba", de Leandro Tadashi e o novo de Anna Muylaert, "Que Horas Ela Volta?".

A protagonista Regina Casé não veio ao festival, mas Muylaert subiu ao palco antes da exibição das outras atrizes do filme: Karine Telles e Camila Márdila. "Esse filme foi feito com muito coração", disse a diretora. "É a histórias de três mulheres. Uma acha que é melhor que os outros. Uma que se acha inferior. E uma acha que não é pior e nem melhor".

A diretora se referia as personagens de Telles, Casé e Mardila, respectivamente. Casé vive Val, uma empregada doméstica que mora na casa dos patrões e que tem sua condição social questionada com a chegada da filha, Jéssica (Mardila), que sai do nordeste e vai morar com a mãe em São Paulo para prestar vestibular.

Do lado de fora dos Palácio dos Festivais, a noite de calor, atípica para a época do ano em Gramado, atraía centenas de pessoas que observavam o movimento do tapete vermelho, mesmo sabendo que não veriam nenhum famosos. Uma delas era Mauriceia Pereira Silva, 58 anos, que saiu de Brasília com toda a família só para acompanhar o festival. Ela observava tudo do lado de fora da grade, mesmo tendo ingressos para ver as sessões da noite. "Eu já vou entrar. É que está gostoso aqui fora".

A primeira noite ainda conta com a exibição de outros dois filmes: o curta "Como são Cruéis Os Pássaros da Alvorada" e o mexicano "Em La Estancia". Esse último faz parte da competição de filmes latinos.