Topo

Dez anos após "2 Filhos de Francisco", ator faz dupla com filho de Luciano

Dáblio na época do filme "2 Filhos de Francisco" e depois de adulto - Divulgação - Divulgação
Antes e depois: Dáblio aos 16 e atualmente
Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

11/08/2015 06h00

Dez anos depois do lançamento do fenômeno de bilheteria "2 Filhos de Francisco", o intérprete do cantor Zezé di Camargo quando criança continua colhendo os frutos desse sucesso. Na ocasião, Dáblio Moreira tinha 16 anos, e a emocionante interpretação da música "No Dia em Que Eu Saí de Casa" rende frutos até hoje. 

Tanto que o músico e ator acabou formando uma dupla sertaneja com Phillipe, filho de Luciano, que assim como o pai também faz a segunda voz. "A oportunidade me deu força para seguir o meu sonho de ser cantor", conta Dáblio, hoje com 27 anos, ao UOL. "O filme foi um divisor de águas na minha vida".

A carreira musical do artista começou na adolescência. Quando tinha 13 anos, ele formou uma dupla sertaneja em Morrinhos, Goiás. "Nunca tinha trabalhado como ator. Eu fiz o teste para o filme porque queria ser cantor. Acho que foi por isso que me escolheram", lembra. "O filme foi muito importante para a música. Mas, mais do que isso, ele contou uma surpreendente história de uma família brasileira. A década que passou serviu para consolidar o sertanejo no país".

O filme estreou no dia 19 de agosto de 2005 e logo se transformou em um dos maiores sucessos do cinema brasileiro. Atualmente, ele ocupa o 7º lugar entre os títulos nacionais mais vistos e faturou R$ 36,7 milhões. Ao todo, 5,3 milhões de pessoas assistiram à história da dupla nas telonas. 

Quem apresentou Dáblio a Phillipe foi Emanuel, irmão de Zezé e Luciano. "Jamais imaginei que eu poderia estar cantando com o filho do Luciano. Conversamos e na hora percebemos que daria certo", destaca o músico. "Até hoje, em todos os shows que eu faço, tenho que cantar 'No Dia em Que Eu Saí de Casa'". Depois de "2 Filhos de Francisco", o artista fez duas novelas na Record ("Bicho do Mato", em 2007, e "Chamas da Vida", em 2009) e depois voltou para Goiás.

Dáblio já era fã da dupla antes mesmo de ser chamado para fazer o filme. Depois das gravações, Luciano deu dicas preciosas para a sua carreira. "Por causa do Phillipe, o Luciano está cada vez mais próximo da gente. Aprendi muito com ele", conta.

Homenagens

Para celebrar os dez anos de "2 Filhos de Francisco", Zezé Di Camargo e Luciano anunciaram que um musical inspirado no filme finalmente vai sair do papel no ano que vem. A vida da dupla também será o tema do samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense no Carnaval carioca de 2016. "Foi um filme vencedor", resume Luciano.

O cantor conta que o musical será baseado no filme, mas que ainda não foram feitas as escolhas do elenco e do diretor. "Mas vai rolar, com certeza. É uma ideia em que estamos trabalhando desde 2013". 

Sobre o Carnaval do ano que vem, Luciano diz que está difícil segurar a ansiedade. "Já desfilei pela Portela e pela Viradouro quando elas homenagearam Goiás e a música sertaneja. Eu só não sei sambar", brinca.

"Acho que o desfile da Imperatriz em 2016 será tão grandioso quanto o filme. Nossa história será exibida na maior festa do mundo", acredita o sertanejo, destacando que a letra do samba será escolhida em uma votação no site da escola. "Durante 85 minutos, nossa história será representada na Sapucaí e para mais de 180 países. Isso não tem preço", completa Luciano.