Topo

Vencedor do Oscar, diretor de "Crash" diz que não teria votado no filme

O diretor Paul Haggis posa com dois seus dois Oscars vencidos por "Crash", em 2006 - Getty Images
O diretor Paul Haggis posa com dois seus dois Oscars vencidos por "Crash", em 2006 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/08/2015 17h34

O diretor de "Crash - No Limite", Paul Haggis, surpreendeu ao afirmar que não teria dado a seu longa o Oscar de melhor filme em 2006. Considerada um azarão na corrida pela estatueta, a produção superou "Capote", "O Segredo de Brokeback Mountain", "Boa Noite e Boa Sorte" e "Munique", gerando uma enxurrada de críticas à decisão da Academia.

Estrelada por Sandra Bullock, Brendan Fraser e Matt Dillon, a trama levou também os prêmios de melhor roteiro original (também de Higgis) e melhor edição. O mote do filme, que não foi indicado ao prêmio principal do Globo de Ouro, são histórias de preconceitos que permeiam vários segmentos da sociedade americana.

“Era o melhor filme do ano? Eu acho que não”, admitiu Haggis em entrevista ao site "HitFix" publicada nesta terça (11). "Por alguma razão, o filme tocou as pessoas. E você não pode julgar filmes assim. Estou muito feliz por ter esses Oscars. Mas você não deve me perguntar qual era o melhor filme daquele ano, porque eu não votaria em 'Crash', apenas porque vi o teor artístico presente nos outros filmes."

Apesar de relativizar o sucesso e a qualidade de "Crash", Higgs afirma que a história cumpriu sua missão social. "E eu estou muito orgulhoso de 'Crash' ter tocado o público. As pessoas ainda vêm até mim para dizer que o filme mudou sua vida. Ouvi isso dezenas de vezes. Eu sabia que era o experimento social que eu buscava, e é um experimento muito bom. É um grande filme? Eu não sei."

Na entrevista, o cineasta ainda comentou sobre as críticas que o filme recebeu de reforçar visões deturpadas do comportamento de estrangeiros e de outras minorias, incluindo negros e pobres.
 
"Decidi no início apresentar por 30 minutos esses estereótipos. E os reforcei para, depois, reapresentá-los de forma que você se sentisse confortável", justificou. "À medida que isso acontecia, eu pude aos poucos fazer você mudar de opinião até sair do cinema. Essa era a intenção."
 
Cena de "Crash - No Limite" (2004) - Divulgação - Divulgação
Thandie Newton e Matt Dillon em cena de "Crash", que venceu de três Oscars em 2006
Imagem: Divulgação