Topo

Com pouco dinheiro, costa-riquenho vai a Gramado para ver filme de seu país

Mariane Zendron

Do UOL, em Gramado (RS)

13/08/2015 17h40

Luiz Pablo Orozco Varela é um costa-riquenho que vive em Porto Alegre desde março de 2014, graças a uma bolsa de estudos que ganhou na Universidade do Rio Grande do Sul. Ao abrir o jornal nesta semana, soube que um filme de seu país estaria na competição de filmes estrangeiros no Festival de Gramado, que se encerra neste sábado (15).

Com pouco dinheiro e sem reserva em hotel em Gramado, Varela saiu da universidade na tarde desta quarta (12), pegou um ônibus na rodoviária de Porto Alegre e desembarcou em Gramado duas horas depois.

Com ingresso na mão, passou pelo tapete vermelho e minutos depois foi reconhecido como compatriota pelo diretor do filme, Esteban Ramírez, por causa da roupa que usava: a camisa do time Heredia, que também é a cidade natal do estudante. 

“É muito difícil encontrar pessoas do meu país no meu cotidiano. Quando soube de um filme da Cosa Rica aqui, eu me senti motivado a vir. Quis ver o filme, quis cumprimentar a equipe e me sentir em casa”, disse Varela, ao UOL, contando que já conhecia a filmografia de Ramírez (“Gestación”), que trouxe “Presos” para Gramado.

O cineasta Esteban Ramírez disse ao UOL que ficou muito surpreso ao ver Varela entre os espectadores de seu longa. “Essas coisas servem de incentivo para que a gente continue fazendo cinema", diz Ramírez, contando que o cinema na Costa-Rica ainda engatinha, mas vem crescendo nos últimos anos. “Em 2000, produzíamos um filme por ano, agora chegamos a seis, sete”, contou.

Depois da exibição, a equipe do filme o convidou para jantar, mas já passava das 22h e ele ainda não tinha encontrado um lugar barato para passar a noite. A tarefa é complicada em uma cidade em que uma noite em um hotel simples não sai por menos de R$ 130, ainda mais em uma época onde as vagas já estão quase todas tomadas.

“Trouxe só o necessário para passagens, ingressos e hostel”, contou o estudante, que acabou contando com a ajuda da organização do Festival, que conseguiu uma vaga no hostel da cidade por R$ 50.

A noite do fã costa-riquenho não poderia ter acabado de maneira melhor: além do jantar com a equipe, Varela também foi convidado para uma festa com cineastas e atores em um hotel luxuoso da cidade. “Não imaginava que fosse conseguir compartilhar mais com as pessoas e nunca imaginaria que fosse dar entrevistas”.